Notícias O primeiro elétrico da Caterham promete ser «levezinho»

Apresentação

O primeiro elétrico da Caterham promete ser «levezinho»

Destinado a um exigente mundo em constante evolução, o Caterham Project V é a proposta 100% elétrica da marca para quem gosta de conduzir.

Caterham Project V abertura
© Caterham

A Caterham revelou o Project V Concept, que antecipa o primeiro desportivo elétrico do pequeno construtor britânico. Ainda é um protótipo, mas como podemos ver nas imagens, já parece uma versão muito próxima da fase de produção.

Trata-se de um novo coupé de duas portas e… três lugares (2+1), e promete trazer ligeireza para o mundo dos desportivos elétricos, fazendo jus ao ADN da marca.

Os Caterham são conhecidos por serem extremamente leves, mas será possível manter essa característica com um modelo elétrico e a sua pesada bateria?

A resposta é fornecida por Bob Laishley, o diretor executivo da marca, ao referir que o ADN da Caterham é para manter.

Por essa razão, o objetivo é que a massa final do Caterham Project V fique abaixo dos 1200 kg. Como referência, são 165 kg a menos que um Fiat 500 elétrico (42 kWh).

Como vão conseguir ficar abaixo dos 1200 kg?

Ciente de que os sistemas elétricos costumam significar (muito) peso adicional, a Caterham tem estado a desenvolver um novo chassis. Este inclui uma estrutura central totalmente construída em fibra de carbono e extensões em alumínio à frente e atrás.

Caterham Project V chassis
© Caterham

Além disso, todos os painéis da carroçaria também serão produzidos com uma combinação de materiais que ofereça o peso mais reduzido.

Parte da solução passou também por usar uma bateria (400 V) com uma capacidade relativamente modesta: 55 kWh.

O posicionamento desta é divido por uma área por baixo da zona dianteira do habitáculo e por outra, com menos comprimento, mas uma maior altura, posicionada em frente ao eixo posterior. Desta forma, consegue manter uma posição de condução muito baixa, como se quer num desportivo.

Caterham Project V unidade motriz
© Caterham

Com os previstos menos de 1200 kg também não não necessários números gigantes de potência. O Caterham Project V conta com único motor instalado no eixo posterior, com 200 kW (272 cv) de potência.

Project V e a experiência de condução

Quando Laishley se refere ao ADN da Caterham, isso significa que está a ter em consideração fatores como o peso reduzido, a simplicidade do conjunto e uma agilidade acima da média. Tudo a pensar em extrair o máximo prazer de condução.

“Um Caterham elétrico de qualquer forma ou tamanho tem de se manter fiel ao que nos distingue de todos os outros: ser leve, simples e oferecer uma experiência de condução sem paralelo; é esse o nosso ADN.”

Bob Laishley, CEO da Caterham

Para a agilidade pretendida, o Caterham Project V verá ancoradas nas extensões em alumínio suspensões independentes de triângulos sobrepostos nas quatro rodas.

Para estas, já foi definida a utilização de pneus Michelin Pilot Sport 4S, que serão instalados em jantes de 19″ à frente e 20″ atrás. E quanto ao sistema de travagem, será de desempenho elevado, com a assinatura da AP Racing.

Ainda que não haja valores finais, já existem metas definidas para as prestações do Caterham Project V.

A aceleração dos 0 aos 100 km/h será inferior a 4,5s e a velocidade máxima vai rondar os 230 km/h. Os 55 kWh da bateria de iões de lítio deverão permitir uma autonomia máxima a rondar as 249 milhas (400 km).

Minimalismo com autoria da Italdesign

Também no que diz respeito ao desenho do Caterham Project V há metas a cumprir e é novamente o peso que está no topo da lista.

Ainda assim, toda a experiência da Italdesign dará origem a “uma silhueta sedutora e intemporal”, tal como referido por Anthony Jannarelly, diretor de design do Projeto V.

Caterham Project V lateral
© Caterham

A bordo, o minimalismo é a nota de ordem. A consola central é simples e conta com um pequeno monitor tátil para o sistema multimédia, além de outros, mais pequenos, com diversas informações adicionais.

Radical Caterham Seven 485 R (240 cv) em vídeo. Um brinquedo para ADULTOS

Na frente há assentos desportivos e um volante colocado quase na vertical. Já na parte de trás, está posicionado um lugar central para uma terceira pessoa. No entanto, a Caterham refere que, em opção, poderá optar por uma versão com dois assentos traseiros.

Quando o poderemos ver no mercado

Ainda não sabemos, é a resposta mais sincera. No entanto, segundo as informações da Caterham e as declarações do seu CEO, o objetivo é que o Project V chegue ao mercado entre o final de 2025 e o início de 2026.

E até já existe uma meta para o seu preço: menos de 80 mil libras. Ou seja, um valor inferior a 95 mil euros, isto no Reino Unido.

Apesar do seu visual já parecer quase finalizado, a verdade é que a Caterham ainda conta com diversas fases de desenvolvimento pela frente no que diz respeito ao Project V. E por causa disso, ainda há informações que estão longe de ser as finais.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos nipónicos a Mercedes produziu na África do Sul?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Isto não é um Honda Civic. É um Ballade produzido pela Mercedes-Benz