Notícias Novo Seven 170. O Caterham mais leve de sempre

Apresentação

Novo Seven 170. O Caterham mais leve de sempre

Os Caterham Seven 170 R e Seven 170 S marcam também o regresso das motorizações Suzuki ao minimalista desportivo britânico.

Caterham Seven 170 R

Os novos Seven 170 R e Seven 170 S são ainda os primeiros Caterham a serem lançados após a aquisição da pequena marca britânica pela VT Holdings (em abril de 2021), a empresa japonesa que também era quem os importava para o país do sol nascente.

Os Seven 170 são o ponto de entrada no universo Caterham e com eles regressam os pequenos tricilíndricos turbo da Suzuki, com apenas 660 cm3, que costumam equipar os (muito) pequenos kei cars japoneses.

Como acontecia com o anterior Seven 160 (que deixou de ser comercializado), aqui o pequeno três cilindros debita mais que os 64 cv legalmente obrigatórios no Japão.

TÊM DE VER: Caterham Seven 485 R (240 cv) em vídeo. Um brinquedo para ADULTOS

Os novos Caterham Seven 170 têm 84 cv de potência e apesar de ser um valor modesto também é verdade que não têm muita massa para deslocar: dependendo da configuração escolhida, pode acusar sobre a balança apenas 440 kg, o que o torna no mais leve Caterham de sempre.

Para se ter uma ideia de quão pouco é, o motor W16 do Bugatti Chiron pesa 436 kg (!).

Não admira que apresente prestações tão boas em relação ao seu modesto número de equídeos como atestam os anunciados 6,9s nos 0 aos 100 km/h, isto com a caixa manual de cinco velocidades que traz. Atinge ainda 170 km/h de velocidade máxima.

Caterham Seven 170

Os números modestos estendem-se à dimensão das rodas: as jantes têm apenas 14″ de diâmetro e são envolvidas por pequenos pneus com as medidas de 165/60 R14.

Duas versões

Existem duas versões disponíveis do novo Caterham Seven 170, o S e o R. O primeiro está mais orientado para um uso em estrada, sendo o mais civilizado, enquanto o segundo é o mais desportivo e radical.

Caterham Seven 170 R

Não esperem muitos luxos em qualquer um deles. O Seven 170 S lista como equipamento de série um… para-brisas, um capô completo e painéis laterais (que funcionam como portas). Vem ainda equipado com um aquecedor e bancos em pele.

VEJAM TAMBÉM: Radford Type 62-2. É assim que se faz um desportivo nostálgico com genes Lotus

Já o Seven 170 R prescinde desses “confortos”. Perde o para-brisas, mas ganha uma suspensão desportiva, um diferencial autoblocante e um volante-motor mais ligeiro.

Caterham Seven 170 R

O tabliê passa a ser em fibra de carbono e ganha instrumentos específicos e até uma luz avisadora de mudança de relação. Os bancos são também mais desportivos e em materiais compósitos e traz um arnês de quatro pontos.

O Caterham Seven 170 já se encontra disponível para encomenda, mas o preço anunciado de 29 495 euros não inclui impostos.