Notícias Pneus de um Fórmula 1 num carro de estrada. Faz sentido?

Arranque a Frio

Pneus de um Fórmula 1 num carro de estrada. Faz sentido?

Este Caterham 270R recebeu um jogo de pneus igual aos usados pelos monolugares de Fórmula 1. Será que ficou melhor?

Caterham pneus F1

Os pneus de um Fórmula 1 estão para o mundo dos pneus como os monolugares da disciplina estão para o dos automóveis: são «do melhor que se faz» nas respetivas áreas. Mas será que devem ser usados num carro de estrada?

Para o descobrir, o canal Driven Media instalou um jogo de pneus slicks oficial da Fórmula 1 num Caterham 270R.

Fazê-lo não foi tarefa fácil e obrigou a criar um adaptador de raiz para os cubos das rodas do Caterham. Afinal, este tem um cubo de roda com quatro pernos enquanto os Fórmula 1 têm apenas um, tendo as jantes apenas uma porca de aperto central.

A NÃO PERDER: Caterham Seven 485 R (240 cv) em vídeo. Um brinquedo para ADULTOS

Uma vez ultrapassado este desafio, a verdade é que o desportivo britânico até fica bem com os pneus de um Fórmula 1 montados, muito graças ao facto de, tal como os monolugares, o Caterham não ter guarda-lamas convencionais, podendo até ser facilmente retirados.

Posto tudo isto, resta uma pergunta: será que faz sentido?

Tendo em conta que os pneus de Fórmula 1 precisam de estar a cerca de 100 ºC para funcionarem na perfeição e garantirem os mais elevados níveis de aderência, as perspectivas iniciais não são positivas, mas o melhor mesmo é ver o video


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o SEAT Ronda?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este SEAT Ronda foi usado como prova em tribunal. Porquê?