Notícias Superdesportivo disfarçado de carrinha. ABT mostra RS 6 Legacy Edition com 760 cv

Tuning

Superdesportivo disfarçado de carrinha. ABT mostra RS 6 Legacy Edition com 760 cv

A criação mais recente da ABT chama-se Audi RS 6 Legacy Edition e celebra as décadas de história da "super carrinha" da marca dos quatro anéis.

ABT Audi RS6 Legacy Edition
© ABT

Os alemães da ABT acabam de apresentar ao mundo o seu projeto mais recente: o Audi RS 6 Legacy Edition.

Segundo a ABT, esta é “a gloriosa coroação de décadas de história do Audi RS 6” e, por isso mesmo, nada melhor do que lhe prestar homenagem com uma imagem mais agressiva e claro, com mais potência.

Limitada a apenas 200 exemplares, a Legacy Edition da ABT tem por base a Audi RS 6 Avant Performance, mas dá-lhe argumentos ainda mais impressionantes, a começar logo pelas performances.

ABT Audi RS6 Legacy Edition perfil
© ABT O imponente difusor de ar traseiro em fibra de carbono não passa despercebido

Quase 1000 Nm de binário máximo

A animar esta «super carrinha» está o conhecido, mas sempre excelente, motor 4.0 V8 biturbo que vem de série com a RS 6 Avant. Na especificação Performance entrega 630 cv de potência e 850 Nm de binário máximo.

Porém, graças à instalação de novos turbos e de um intercooler, de uma nova gestão eletrónica e de um novo sistema de escape (com ponteiras de 10,2 cm de diâmetro), a ABT conseguiu extrair 760 cv e 980 Nm deste bloco de oito cilindros.

ABT Audi RS6 Legacy Edition motor
© ABT A tampa do motor não só está assinada como conta com um logótipo específico

A preparadora germânica não revela o impacto que este aumento de potência e binário tem nas performances da carrinha, mas podemos esperar registos ainda mais impressionantes do que aqueles que conhecemos da Audi RS 6 Avant Performance. De origem, por exemplo, cumpre o sprint dos 0 aos 100 km/h em 3,4s.

LEIAM TAMBÉM: «Vitamina» ABT para o Formentor VZ5. CUPRA mais potente de sempre chega aos 450 cv

Mas este exercício de preparação não se esgota só no binário e na potência. A ABT também efetuou alterações ao nível do chassis, dando à RS 6 novas barras estabilizadoras e molas ajustáveis em altura.

ABT Audi RS6 Legacy Edition traseira
© ABT

A atenção nas ligações ao solo fez com que a preparadora alemã tivesse ainda optado por um conjunto de jantes forjadas de 22” em fibra de carbono. Estas permitem poupar quilos preciosos em massas não suspensas, ainda que a ABT não especifique um valor.

Imagem a condizer

Quanto à imagem desta RS 6, também não passa despercebida, tal como a ABT nos tem sempre vindo a habituar. Tem um tratamento especial à base de fibra de carbono que se faz notar ao nível do lip-spoiler dianteiro, do capô ventilado, das saias laterais muito proeminentes, do spoiler traseiro e claro, do imponente difusor de ar posterior com a inscrição “RS6-LE”.

Destacam-se ainda os espelhos retrovisores laterais com um desenho específico e as saídas de ar — ambos os apontamentos em carbono — nas cavas das rodas dianteiras.

No habitáculo, as transformações estendem-se aos acabamentos em microfibra do tabliê, das laterais das portas, da consola central e até em parte dos bancos, que ganham a inscrição “RS6-LE”.

Nas soleiras das portas é ainda possível encontrar uma referência ao facto de só existirem 200 exemplares.

Quanto custa?

O preço deste pacote de modificações da ABT para a RS 6 Avant está fixado nos 102 600 euros, aos quais se somam mais 11 500 euros da instalação.

E tudo isto sem esquecer o custo da Audi RS 6 Avant Performance que lhe serve de base. Em Portugal arranca nos 181 611 euros.

ABT Audi RS6 Legacy Edition frente
© ABT Esta é a “cara” de um supercarro disfarçado de carro familiar

Contas feitas estamos a falar de qualquer coisa como 295 000 euros. É uma pequena fortuna, é certo, mas é esse o preço a pagar por uma das carrinhas mais impressionantes de sempre.

Sabe esta resposta?
Qual destes Audi conquistou o troféu Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi TT. Vencedor do troféu Carro do Ano 1999 em Portugal