Notícias Golf GTE HyRACER. O que os aprendizes da Volkswagen queriam mostrar em Wörthersee

Festival de Wörthersee

Golf GTE HyRACER. O que os aprendizes da Volkswagen queriam mostrar em Wörthersee

Este ano não teremos o Festival de Wörthersee, mas não foi impedimento para os aprendizes da Volkswagen mostrarem este Golf GTE HyRACER.

Volkswagen Golf GTE HyRACER Concept

A edição deste ano do Festival de Wörthersee foi cancelada — culpem o malfadado vírus. Porém, não foi impedimento para os aprendizes da Volkswagen mostrarem o que andavam a preparar para a edição deste ano: o Golf GTE HyRACER, que acabou por ser revelado no Autostadt, complexo pertencente à Volkswagen, na Alemanha.

Partindo do Golf GTE da anterior geração (VII), foram 13 os aprendizes da Volkswagen — selecionados de diferentes concessionários alemães — que trataram de dar ao híbrido plug-in uma aparência bem mais musculada e desportiva do que o carro que conhecemos.

Primeiro começaram por adicionar um kit de carroçaria que faz com que o Golf GTE HyRACER seja consideráveis 80 mm mais largo que o carro original.

PARA RECORDAR: Wörthersee. Os Golf GTI Aurora e Golf Estate FighteR são criação de aprendizes da Volkswagen
Volkswagen Golf GTE HyRacer 2020, Wörthersee

Algo que é possível constatar pelos novos guarda-lamas alargados, que são acompanhados por novos para-choques dianteiros e traseiros, de aspeto mais agressivo. Nestes encontramos um novo splitter dianteiro e um novo difusor traseiro. A rematar as alterações efetuadas à carroçaria há ainda um novo spoiler traseiro com luz de travagem integrada, retirado do Arteon, como uma dupla saída de escape.

Para preencher os generosos arcos de rodas encontramos jantes de 19″, da autoria dos próprios aprendizes, envolvidas por borracha com 265 mm de largura.

Ao nível do chassis também são várias as diferenças entre o Golf GTE HyRACER e o Golf GTE que lhe serve de base. A suspensão desportiva é também adaptativa e permite reduzir a distância ao solo em 40 mm. Os discos de travão dianteiro também cresceram, tendo agora uns enormes 380 mm de diâmetro.

Volkswagen Golf GTE HyRacer 2020, Wörthersee
Por baixo do capot encontramos um painel onde é possível ver as assinaturas de todos os aprendizes que participaram no projeto.

O motor também não permaneceu incólume, mas os números não cresceram tanto como a aparência do Golf GTE HyRACER deixa adivinhar. Dos 204 cv originais, passamos agora a ter 250 cv — cinco cavalos a mais que o novo Golf GTE.

Por dentro, também encontramos bastantes diferenças. Alcantara foi o material escolhido para revestir o tabliê, os painéis das portas e o volante — que tem uma marca azul às 12 horas, um pormenor retirado da competição. De destacar ainda os bancos desportivos com encostos de cabeça integrados, que incluem a designação GTE HyRACER.

Volkswagen Golf GTE HyRacer 2020, Wörthersee

Por fim, a bagageira do Golf GTE HyRACER “esconde” uma surpresa. É lá que se encontram duas pequenas trotinetas elétricas, podendo ser carregadas pelo próprio carro — ao ser um híbrido plug-in, tem uma bateria suficientemente grande para essa tarefa.

Como curiosidade, e como já deves ter adivinhado, HyRACER resulta da combinação da palavra Hybrid (híbrido) com Racer (corredor).

Sabe esta resposta?
Qual a capacidade do motor do novo Audi A3 Sportback 30 TDI (2020)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O melhor do segmento? Novo Audi A3 Sportback S Line 30 TDI testado