Notícias Apple. A referência para o estilo dos futuros elétricos da Volkswagen

Design

Apple. A referência para o estilo dos futuros elétricos da Volkswagen

A Volkswagen procura inspiração nos produtos da Apple para guiar o estilo das futuras gerações dos seus automóveis elétricos.

Volkswagen I.D.

A estética simples e minimalista dos produtos da Apple, como o iPhone, o iPad ou o iMac, aprecie-se ou não, tem sido uma referência incontornável que serve de inspiração e influência sobre tantos outros na área do design de produto. Terá lugar no design automóvel?

Segundo Klaus Bischoff, diretor de design da Volkswagen, em declarações à Reuters, sem dúvida que sim. Uma nova geração de automóveis elétricos da marca está ao virar da esquina — a versão de produção do Volkswagen I.D. será apresentada em 2019 —, e a adopção dos valores de simplicidade da marca da maçã servirão de guia para definir o design e estilo da nova geração de veículos elétricos da marca alemã.

Estamos correntemente a redefinir os valores da Volkswagen na era da eletrificação. O que está em jogo é ser tão significativo, puro e claro o quanto possível e também visualizar uma arquitetura completamente nova.

Klaus Bischoff, diretor de design da Volkswagen

Volkswagen I.D. Buzz

Investimentos avultados

Mudar para este novo paradigma elétrico — reguladores exigem um ritmo rápido na redução das emissões e até obrigatoriedade de ter carros elétricos em mercados chave, como o chinês —, terá custos avultados. Será impossível mudar de um dia para o outro um gigante industrial como a Volkswagen para esta nova realidade.

O grupo alemão já anunciou investimentos que totalizam cerca de 34 mil milhões de euros em automóveis elétricos, condução autónoma e mobilidade digital — a marca Volkswagen, por si só, vai investir seis mil milhões.

Entre eles está a concepção de uma plataforma dedicada a veículos elétricos denominada MEB, da qual derivarão pelo menos 20 veículos. A Volkswagen, além do I.D. — uma berlina semelhante em formato ao Golf —, já revelou alguns dos futuros modelos através dos concepts I.D. Buzz — a reinvenção do icónico “Pão de Forma” — e o I.D. Crozz, um crossover.

Novo concept em Genebra?

Segundo Klaus Bischoff, o Salão de Genebra, que se realiza a partir do dia 8 de março, servirá de palco para vermos uma primeira abordagem ao futuro pós-I.D., para uma nova geração de veículos elétricos.

Sabe esta resposta?
O Citroën Berlingo não é produzido em qual destas localidades?