Notícias Elétricos podem levar a colapso de parques de estacionamento. Diz relatório

Parques de estacionamento

Elétricos podem levar a colapso de parques de estacionamento. Diz relatório

Especialistas britânicos alertam para o facto de haver parques de estacionamento em risco, devido ao peso superior dos automóveis elétricos.

Volkswagen Autostadt
©VW Autostadt GmbH / Anja Weber

Segundo um relatório preliminar elaborado pela British Parking Association — cuja versão final será publicada dentro de algumas semanas — o aumento de peso dos automóveis elétricos, face aos automóveis com motor térmico, poderá comprometer alguns parques de estacionamento.

Esta associação que congrega alguns dos operadores de parques de estacionamento no Reino Unido, em declaração ao jornal The Telegraph, revelou estar preocupada com o aumento do parque automóvel elétrico.

É que, segundo esta associação, a estrutura de alguns parques de estacionamento mais antigos, aquando da sua construção, não teve em consideração o peso dos veículos elétricos, que são até 35% mais pesados. No caso dos mais envelhecidos, poderá levar a risco de colapso.

Lugar de estacionamento

A grande maioria destas infraestruturas contam com dois ou mais pisos. E foram concebidas segundo um determinado padrão em termos de peso dos automóveis. No entanto, enquanto as mudanças de tamanho não foram radicais, o mesmo não se pode dizer do peso.

Basta recordar que na década de 90 e início dos anos 2000 não era difícil encontrar modelos cujo peso estava abaixo de uma tonelada. Agora há automóveis que pesam mais de duas toneladas e meia — principalmente SUV 100% elétricos.

Falando de modelos atuais, podemos referir que um Hyundai Kauai equipado com o motor 1.0 a gasolina tem um peso de 1312 kg. Mas a versão 100% elétrica deste modelo já acusa 1743 kg (com a bateria de 64 kWh).

Em modelos de maiores dimensões como o BMW Série 7, torna-se ainda mais óbvio. Por exemplo, um 735i — não comercializado na Europa — tem um peso de 2150 kg. Mas no BMW i7, a opção alimentada em exclusivo por eletricidade, este valor passa para os 2715 kg.

Um problema com solução

Para ajudar a colmatar este problema, a British Parking Association está a desenvolver um guia de boas práticas para aplicar nos parques de estacionamento já existentes e também para os parques de estacionamento futuros.

Entre as soluções apresentadas pelos especialistas que destacaram este problema, a manutenção está no topo da lista. Mas no que diz respeito às infraestruturas mais antigas, o ideal será mesmo a adição de um reforço estrutural de forma a lidar com este acréscimo de peso e aumentar o tamanho dos lugares de estacionamento para distribuir melhor a carga pela estrutura.

Outra das soluções passa por instalar as estações de carregamento nos pisos térreos, de forma a aumentar a concentração de veículos elétricos onde as questões estruturais não são tão relevantes.

Para os novos parques de estacionamento, uma das alterações que esta associação pede é que os limites de carga dos estacionamentos sejam aumentados de 2,5 quilonewtons por metro quadrado (kN/m2) para 3 kN/m2.

Fonte: The Telegraph