Notícias Elétrico de 25 mil euros é uma incerteza mas Tesla confirma Táxi Robô

Antevisão

Elétrico de 25 mil euros é uma incerteza mas Tesla confirma Táxi Robô

Elon Musk não confirma se o elétrico de 25 mil euros da Tesla foi ou não cancelado, mas avançou com data de revelação para o táxi robô.

Farol do Tesla Model 3
© Tesla

A agência noticiosa Reuters avançou no final da semana passada que a Tesla teria cancelado o seu elétrico de 25 mil euros, concentrando as suas atenções no desenvolvimento do (também) já anunciado táxi robô e foi o mesmo que ter dado origem a um «incêndio».

As «labaredas» cresceram rapidamente em intensidade quando o próprio diretor executivo da Tesla, Elon Musk, afirmou nas redes sociais que “a Reuters estava a mentir (outra vez)“. Porém, sem adiantar mais informações sobre este tema.

Após algumas horas de silêncio, Elon Musk, na (sua) rede social X, anunciou a data de apresentação do táxi robô da Tesla para o próximo dia 8 de agosto. Sem, no entanto, ter confirmado ou não o cancelamento do (até agora chamado) Model 2.

Táxi Robô da Tesla. O que esperar?

A Tesla já tinha anunciado o desenvolvimento de uma nova plataforma que seria comum tanto para o previsto elétrico de 25 mil euros como para um novo táxi robô. Por agora, apenas o táxi robô foi confirmado. Mesmo assim, ainda há muitas incertezas. Tanto acerca do calendário como do modelo de negócio que a Tesla implementará para rentabilizar este projeto.

A introdução no mercado de veículos 100% autónomos está ainda num futuro distante. Segundo analistas do setor, a aposta nos táxis robô representa um risco acrescido para a Tesla, tendo em consideração todos os obstáculos de engenharia e de legislação — apenas os EUA e a China permitem veículos autónomos (nível 4 e nível 5), mas ainda de forma limitada e experimental, como os da Waymo.

Na opinião de alguns investidores e analistas da Tesla, um negócio de táxis robô é muito mais complicado de avaliar do que o de um novo modelo de custo reduzido.

Tesla Model Y - navegação
© Tesla

“A Tesla prometeu que todos os seus carros seriam totalmente autónomos há oito anos e, embora tenham mudado a sua abordagem várias vezes durante este período, muitos acreditam que ainda estão a anos de alcançar a autonomia total”.

John Krafcik, ex-CEO da Waymo

Recordamos que as tecnologias Autopilot e Full Self Driving, apesar dos nomes sugestivos, não transformam os modelos da Tesla em veículos autónomos, sendo assistentes à condução (no máximo é um nível 2) — o condutor continua a ser o único responsável pela condução do veículo.

Saberemos mais sobre este táxi robô na sua revelação em agosto, como sobre as tecnologias que integrará para ser um veículo autónomo. Recordamos que Elon Musk decidiu prescindir da tecnologia LiDAR — na qual toda a restante indústria se apoia —, usando apenas câmaras para alcançar o objetivo de condução autónoma.

E — esperamos —, ficar a saber mais sobre o destino do elétrico dos 25 mil euros.

Fonte: Reuters