Notícias Um A110 para os ralis? O Alpine A110 SportsX pode ser a solução

Apresentação

Um A110 para os ralis? O Alpine A110 SportsX pode ser a solução

E se do novo A110 nascesse uma variante preparada para enfrentar uma qualquer etapa de rali? O Alpine A110 SportsX poderia ser essa máquina.

Alpine A110 SportsX

O Alpine A110 SportsX, exposto no Festival Automobile International, em Paris, não é mais do que um protótipo. Não está à venda, nem está previsto que dê origem a uma nova versão do A110 de produção — mas sem duvida que captura a nossa imaginação sobre o que poderia ser um A110 “de ralis”.

O A110, o original (não a sua contemporânea reinterpretação), convém não esquecer, foi o primeiro campeão mundial oficial de ralis, em 1973. O novo A110, entretanto, também já conheceu versões de competição, mas está destinado aos circuitos fechados sobre o mais perfeito dos asfaltos.

Poderia este Alpine A110 SportsX representar um regresso às origens? Apesar do tom “desportos de inverno” dado pelos esquis montados sobre o teto do compacto coupé, de acordo com a Alpine, o A110 SportX foi um esforço colaborativo entre as suas equipas de design e engenharia, com ambas a inspirarem-se nos feitos do original A110 décadas atrás nos ralis.

VÊ TAMBÉM: O que vale o novo Alpine A110S em pista? Nós já sabemos
Alpine A110 SportsX

A carroçaria foi alargada em 80 mm para acomodar rodas visivelmente de maior dimensão, e a distância ao solo é agora 60 mm mais elevada, equivalente às de muitos crossover ou SUV. Tendo como ponto de partida um A110 Pure mantém, ao que tudo indica, a tração traseira e o motor inalterado.

De acordo com a marca francesa, o Alpine A110 SportsX “explora uma nova faceta da desportividade” — haverá mercado para tal ousadia?

Alpine fora de estrada?

Explorar outros caminhos que não o asfalto estiveram desde muito cedo nos planos da ressuscitada marca. Os rumores indicavam um SUV no futuro da marca, ao que parece a única forma de hoje em dia um construtor automóvel gerar as receitas necessárias para financiar os seus outros projetos — veja-se o caso da Porsche, ou mais recentemente da Lamborghini.

No entanto, de acordo com rumores recentes, o projeto de um Alpine SUV (100% elétrico, apenas e só) está “congelado” — também um A110 roadster parece ter ficado pelo caminho. Poderá o Alpine A110 SportX ser um “testar das audiências” para novos e alternativos caminhos para a marca?

1973 – Alpine A110 1800 S – Jean-Luc Thérier
1973 – Alpine A110 1800 S – Jean-Luc Thérier

Sabe esta resposta?
Quantas unidades foram feitas do MAT Stratos?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

A primeira unidade dos 25 MAT Stratos produzidos vai a leilão