Crónicas Segurem as lágrimas. Vídeo mostra que a paixão pela condução não tem prazo de validade

Máquina de Memórias

Segurem as lágrimas. Vídeo mostra que a paixão pela condução não tem prazo de validade

A paixão pela condução e pelos automóveis fica para sempre. E este vídeo da BMW lembra-nos disso da maneira mais crua e direta possível.

Este artigo faz parte do Especial Calendário do Advento 2023. Neste Natal dê crédito aos seus sonhos com o Banco Credibom.

Eu sei que não é Dia do Pai, mas vi este vídeo e não consegui não me sentar e escrever sobre ele. A paixão pela condução e pelos automóveis não tem idade, nem data de validade. E este vídeo lembra-nos disso ao mesmo tempo que nos dá um «murro» no coração. De tão direto que é.

Se em tempos ansiámos pelo dia em que iríamos receber a carta de condução e partir à descoberta do «mundo», temos que estar conscientes de que a vida é um círculo fechado e que muitos de nós vão acabar a entregar a carta mais tarde, quando já não estivermos aptos a conduzir.

É precisamente isso que este vídeo da BMW nos mostra, sem «lamechices baratas» e de forma crua, ainda que com muitas camadas de emoção escondidas. Afinal é o filho que leva o pai a entregar a sua carta de condução, refletindo o momento em que o pai levou o filho a obtê-la.

Não quero estragar a surpresa, por isso convido-o a ver o vídeo:

Podemos olhar para isto como um simples vídeo. É certo. Mas podemos ir mais além e perceber a narrativa que está na base desta mensagem, que é o celebrar a paixão pela condução, pelos automóveis e também a relação entre pai e filho.

E nesta altura festiva, como aquela em que estamos, isso é mesmo o mais importante. Numa altura em que a comunidade automóvel nunca esteve tão dividida e polarizada, seria bom parar por uns segundos e questionar se isso faz realmente sentido.

Há muitas razões para sonhar, mas o melhor é fazer. Simule um Crédito Pessoal Credibom.

Será que faz mesmo sentido criticar alguém pelo tipo de carro que conduz, seja a combustão ou elétrico? Provavelmente não.

Eu prefiro olhar para o automóvel (independentemente da marca, modelo e até combustível…) como uma máquina de memórias, capaz de nos levar a sítios que de outra forma nunca poderíamos conhecer e de nos ligar para sempre a outras pessoas.

Já aqui contei, por outra ocasião, a ligação que tenho ao meu avô e que ainda hoje se materializa sob a forma de um Mercedes-Benz 300 D que continuo a tentar encontrar (foto abaixo). Pensei nele muitas vezes ao ver este vídeo. Infelizmente já não lhe posso ligar, mas posso ligar ao meu pai e marcar a nossa próxima memória no interior de um carro. Porque o tempo não pára.

Mercedes-Benz 300d (W123)

Se leu estas palavras, devia fazer o mesmo… Feliz Natal a todos.

Este artigo faz parte do Especial Calendário do Advento 2023. Neste Natal dê crédito aos seus sonhos com o Banco Credibom.