Notícias Sabem porque é que o Ford Fiesta se chamou… Fiesta?

Arranque a Frio

Sabem porque é que o Ford Fiesta se chamou… Fiesta?

Nasceu como Project Bobcat, esteve quase a chamar-se Bravo, mas acabou por ser apelidado de Ford Fiesta. Sabem o motivo?

Ford Fiesta primeira geração, vista de frente

A Ford acaba de confirmar que em junho de 2023 vamos dizer adeus a um dos modelos mais emblemáticos da sua história, o Fiesta.

Os números falam por si: são 46 anos de sucesso, divididos por oito gerações e mais de 16 milhões de exemplares vendidos. No entanto, no início do então designado (internamente) Project Bobcat, o Fiesta não era para se chamar… Fiesta.

Sim, isso mesmo. A Ford esteve muito perto de o lançar no mercado com um nome totalmente distinto: Bravo. O mesmo nome que a Fiat acabaria por dar a alguns dos seus modelos era a designação favorita da equipa de marketing da marca norte-americana para o novo carro pequeno da Ford.

A NÃO PERDER: Não vai haver mais. Ford confirma fim do Fiesta em 2023
Ford Fiesta
A primeira geração do Ford Fiesta foi lançada em 1976.

O nome Fiesta estava na lista inicial de possibilidades, mas tinha sido rejeitado por ser propriedade da General Motors (GM), que o tinha usado num modelo nas décadas de 50 e 60 do século passado.

 

Contudo, a GM acabou por permitir o uso do nome e Henry Ford II, presidente da Ford na altura, acabou por decidir batizá-lo assim.

Para mais a Ford viu aí uma oportunidade perfeita para assinalar a abertura da nova fábrica da oval azul em Valência, Espanha, onde o Fiesta (“festa”, em espanhol) foi produzido, e assim destacar as «origens» latinas do modelo.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelada a última geração do Mazda 121?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Antes do Mazda2 Hybrid, também o Mazda 121 usou a mesma «receita»