Notícias EQE SUV. Os detalhes do primeiro SUV elétrico da AMG

Apresentação

EQE SUV. Os detalhes do primeiro SUV elétrico da AMG

Disponível em duas versões, 43 e 53, o Mercedes-AMG EQE SUV é também o primeiro SUV 100% elétrico da casa de Affalterbach.

Mercedes-AMG EQE 53 SUV na estrada frente 3/4

Sinal dos tempos? Este EQE SUV não é o primeiro elétrico da Mercedes-AMG — as berlinas EQS e EQE chegaram primeiro —, mas é o seu primeiro SUV 100% elétrico, que reforça o compromisso da casa de Affalterbach com a eletrificação.

Tal como o EQE SUV da “Benz” — revelado no mesmo evento paralelo ao do Salão de Paris —, também o EQE SUV da AMG partilha a sua cadeia cinemática com a berlina EQE, neste caso, com as variantes de sua autoria.

Por isso surge igualmente em duas versões — EQE 43 4MATIC SUV e EQE 53 4MATIC+ SUV —, que se distinguem pela potência e performance, mas sempre alimentadas por uma bateria com 90,6 kWh de capacidade útil.

Mercedes-AMG EQE SUV na estrada, traseira 3/4

Os números do EQE SUV

Na versão “43”, o Mercedes-AMG EQE SUV apresenta-se com 350 kW (476 cv) e 858 Nm — mais 68 cv que o “Benz” EQE 500 SUV —, valores que lhe permitem cumprir os 0 aos 100 km/h em 4,3s e alcançar os 210 km/h. Já a autonomia fixa-se entre os 431 km e os 488 km.

Já no caso do EQE 53 4MATIC+ SUV os números são ainda mais superlativos. A potência sobe até aos 460 kW (626 cv) e o binário para os 950 Nm. Mas há mais.

É possível fazer com que a potência e o binário subam, respetivamente para os 505 kW (687 cv) e 1000 Nm, caso optemos pelo pacote AMG DYNAMIC PLUS.

Mercedes-AMG EQE SUV interior
O volante é específico bem como a decoração do interior.

Face a tudo isto, não admira que com esse pacote opcional os clássicos 0 aos 100 km/h se cumpram em apenas 3,5s, com a velocidade máxima a fixar-se nos 240 km/h (220 km/h sem o pacote opcional).

Já a autonomia «ressente-se» destas prestações, com a Mercedes-AMG a prometer entre 375 km e 470 km entre carregamentos para o “53”.

De resto, em comum com os restantes EQE SUV, além da bateria, estes da Mercedes-AMG «aguentam» carregamentos rápidos de até 170 kW (corrente contínua), o que permite repor 170 km de autonomia em apenas 15 minutos.

Mercedes-AMG EQE SUV frente 3/4

Visual à altura…

Como seria de esperar, não é só no campo das prestações que o EQE SUV by Mercedes-AMG se destaca dos restantes — a sua aparência também foi alvo de algumas alterações que acentuam o aspeto desportivo.

A «grelha» (que já não tem essa função) mostra um preenchimento distinto, com faixas cromadas verticais, como acontece com outros modelos da AMG. E as proteções em plástico nos arcos das rodas passam a ser da cor da carroçaria e não em preto.

A NÃO PERDER: Mitsubishi AMG: os filhos ilegítimos que os alemães querem esquecer!

Ainda na lateral são as jantes de desenho específico que captam a atenção: são de 21″ de série, mas opcionalmente podem ser de 22″ ou… de 20″.

Mercedes-AMG EQE SUV pormenor logótipo Mercedes-AMG
A estrela da Mercedes-Benz foi trocada pelo símbolo da Mercedes-AMG.

… e dinâmica também

Para garantir que o EQE SUV apresenta um comportamento à altura das suas prestações — e, para mais, considerando que «acusa» 2600 kg na balança, mais ou menos o mesmo que o novo Polestar 3 —, a Mercedes-AMG equipou-o com a suspensão pneumática AMG Ride Control+ com amortecimento variável.

A isto junta-se um sistema de travagem reforçado, com discos dianteiros de 415 mm e pinças com seis pistões e discos traseiros de 378 mm e pinça de um pistão na traseira. Para os mais exigentes, existem como opção travões cerâmicos.

Mercedes-AMG EQE SUV pormenor jantes

O Mercedes-AMG EQE 53 SUV pode contar ainda, opcionalmente, com o sistema AMG Active Ride Control. Este consiste no uso de barras estabilizadoras ativas, que as pode «ligar e desligar» consoante as condições na estrada, reduzindo o rolamento da carroçaria.

Por fim, o Mercedes-AMG EQE SUV conta ainda com um sistema de direção ativa no eixo traseiro para garantir uma maior agilidade.

Quando chega?

Por enquanto a Mercedes-AMG ainda não revelou os preços do novo EQE SUV nem quando planeia lançá-lo no mercado nacional.

Contudo, é de esperar que o novo SUV de Affalterbach se apresente com preços superiores aos do EQE berlina que já conhecemos.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Mercedes-Benz E 50 AMG (W210)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te deste? Mercedes-Benz E 50 AMG (W210)
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Lembras-te deste? Mercedes-Benz E 50 AMG (W210)