Barchetta monolugar e com o motor de 184 cv do ND. A versão mais radical do Mazda MX-5 NA?

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Restomod

Barchetta monolugar e com o motor de 184 cv do ND. A versão mais radical do Mazda MX-5 NA?

Os italianos da Gorgona Cars transformaram o Mazda MX-5 NA numa espetacular barchetta monolugar e deram-lhe um motor a condizer.

O Mazda MX-5 é o roadster mais vendido do mundo e tudo começou com a geração NA, que já se pautava pelos trunfos que viriam a fazer deste um automóvel tão icónico: leveza, agilidade e diversão.

Ao longo dos últimos anos, e mesmo com a chegada de gerações mais potentes e modernas (a NC e a ND, a última), a primeira (NA) nunca deixou de cativar e a procura pelos MX-5 originais nunca abrandou.

Mas apesar disso, há uma empresa italiana que promete tornar o Mazda MX-5 NA ainda mais especial, transformando-o num speedster com apenas um lugar e dando-lhe o motor naturalmente aspirado de 2.0 litros e 184 cv do MX-5 mais recente, o ND.

A NÃO PERDER: Mazda MX-5 Shooting Brake. A variante que faltava ao MX-5?

Inspirado nos protótipos Miata M Speedster (1995), no Miata Mono-Posto (2000) e no mais recente MX-5 Speedster (2015), o NM Concept, em que o NM significa “Naked Monoposto”, é um MX-5 NA convertido numa barchetta monolugar.

Para alcançar este estilo, os designers da Gorgona Cars — jovem empresa italiana fundada pelo engenheiro mecânico David Galliano e pelo jornalista automóvel Omar Abu-Eideh — livraram-se do para-brisas e da capota e cobriram todo o habitáculo com um painel na mesma cor da carroçaria, com exceção natural do posto do condutor.

Gorgona Cars Mazda NM Concept MX-5 NA 27 traseira

Destaca-se a bossa aerodinâmica atrás do encosto de cabeça, o pequeno óculo montado acima da instrumentação e o spoiler traseiro, bem como a porta do condutor, que é bastante mais baixa do que no modelo original.

De forma opcional, as portas, as cavas das rodas dianteiras e o capô podem ser feitos em fibra de carbono, deixando este NM Concept a acusar uns meros 830 kg na balança.

Foco total na condução

A contribuir para o peso baixo, o habitáculo está despido de tudo o que não é essencial, como por exemplo ar condicionado, sistema de infotainment ou até sistema de som. No interior encontramos apenas um volante desportivo Momo, uma baquet RCC com cinto de quatro pontos e acabamentos em Alcantara.

Gorgona Cars Mazda NM Concept MX-5 NA perfil

Um “coração” moderno

Tão ou mais importante do que a revolução estética é a operação radical feita ao nível da mecânica. É que debaixo do capô deste NM Concept encontramos o motor Skyactiv-G de 2.0 litros naturalmente aspirado com 184 cv e 205 Nm do MX-5 da era moderna, o ND, que também “emprestou” a esta barchetta a caixa manual de seis velocidades e o diferencial traseiro.

LEIAM TAMBÉM: Neste dia, o Mazda MX-5 foi o melhor carro do mundo…

Para suportar este aumento de potência a rigidez torsional do chassis foi elevada para o dobro e quer o esquema de suspensão quer o sistema de travagem foram totalmente modificados de forma a melhorar o comportamento dinâmico deste modelo em toda a linha.

Gorgona Cars Mazda NM Concept MX-5 NA motor

Vai ser produzido?

Até pode ter “ares” (e nome) de protótipo, mas o NM Concept vai ser produzido, ainda que numa escala muito pequena. Cada unidade vai custar aproximadamente 70 000 euros, antes de impostos. E isto sem contar com o custo do carro dador.

Está longe (mesmo muito longe…) de ser barato, mas este é o preço a pagar por um dos Mazda MX-5 mais especiais que vimos nos últimos tempos.

Sabe responder a esta?
Qual era a potência do Mazda 323 GT-R?

Mais artigos em Notícias