Notícias O Porsche Taycan tem “garagens para os pés” — o quê?!

Arranque a Frio

O Porsche Taycan tem “garagens para os pés” — o quê?!

Garagens para os pés?! Para conseguir as proporções certas para o Taycan, a Porsche teve de encontrar uma forma de arrumar os pés dos ocupantes traseiros.

Porsche Taycan Turbo

A expressão não é nossa, mas sim do próprio diretor de design da Porsche, Michael Mauer, que em entrevista declarou que, para conseguirem as proporções certas para o Taycan, criaram as “(…) assim chamadas “garagens para os pés””.

Afinal, do que se trata? Para o Taycan, a Porsche posicionou as baterias no chão da plataforma, entre os eixos, uma solução com algumas limitações. Se por um lado permite um baixo centro de gravidade e liberta espaço longitudinalmente no habitáculo, por outro, a altura que as baterias têm obriga a elevar o piso do habitáculo.

Situação que afeta negativamente a forma como os passageiros vão sentados (sobretudo atrás), com os joelhos a ficarem demasiado elevados, prejudicando o conforto.

Como resolver este problema? Uma solução seria aumentar a altura geral do Taycan, algo impensável, já que a Porsche queria que este tivesse as proporções de um desportivo, ou seja, baixo e largo.

A solução encontrada pela Porsche? Fazer um “buraco” no chão, onde estão as baterias, para colocar os pés dos passageiros traseiros — a expressão “garagens para os pés” talvez não seja a mais correta, mas certamente soa melhor que “buracos” ou “caixa para os pés”.

Porsche Taycan, motores elétricos e baterias
Design WIN! Não podia ser mais claro o espaço dedicado aos pés dos ocupantes traseiros.
A NÃO PERDER: Taycan. Todos os números do primeiro elétrico da Porsche

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual foi a geração do Porsche 911 a primeira a ter um GT3?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Porsche 911 GT3, o alvo a abater
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Porsche 911 GT3, o alvo a abater