Notícias Kia Niro chega a Portugal como híbrido e elétrico. Todos os preços

Preços

Kia Niro chega a Portugal como híbrido e elétrico. Todos os preços

Fiquem a conhecer a gama e os preços do novo Kia Niro. O crossover sul-coreano já está em comercialização no nosso mercado.

Kia Niro EV, frente 3/4

A segunda geração do Kia Niro já «aterrou» em Portugal e, tal como a primeira geração, o crossover sul-coreano está disponível apenas com motorizações eletrificadas.

A primeira é uma motorização híbrida convencional, designada Niro HEV (Hybrid Electric Vehicle), enquanto a segunda é 100% elétrica, designada Niro EV (Electric Vehicle).

Existe ainda um híbrido plug-in, o Niro PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle), mas não vai ser comercializado em Portugal. Em alternativa a Kia disponibiliza esse tipo de motorização nos Ceed SW, XCeed, Sportage e Sorento.

VEJAM TAMBÉM: Novo KIA EV6 GT-Line (229 cv). Quais são os consumos reais?
Kia Niro HEV, traseira 3/4
Estilo bem mais marcante para o novo Kia Niro. O pilar C pode ser da cor da carroçaria ou ter um tom contrastante. No total são nove cores disponíveis para a carroçaria e seis para o pilar C, num total de 23 combinações possíveis.

Os números do Kia Niro

Começando pelo Kia Niro HEV, este declara uma potência máxima combinada de 141 cv às 6000 rpm e um binário máximo combinado de 265 Nm às 2330 rpm, que resultam da combinação de um motor de quatro cilindros de 1,6 l e um motor elétrico — efetivamente, a mesma cadeia cinemática do antecessor, ainda que tenha recebido vários melhoramentos.

A transmissão é às rodas dianteiras e é efetuada por uma caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades (6DCT), que se destaca por não ter marcha-atrás. A marcha-a-ré passa a ser garantida com recurso à primeira velocidade da 6DCT e ao motor elétrico, que inverte o seu sentido de rotação.

Kia Niro HEV e Niro EV
Kia Niro HEV e Niro EV.

O motor elétrico é alimentado por uma pequena bateria de iões de lítio de 1,32 kWh posicionada por baixo do banco traseiro e, apesar de não permitir uma autonomia elétrica de dezenas de quilómetros como um híbrido plug-in, a sua assistência ao motor de combustão garante consumos baixos: oficialmente declara 4,7 l/100 km e emissões de 107 g/km.

O Kia Niro EV também herda da primeira geração a sua cadeia cinemática. O motor elétrico dianteiro declara 150 kW (204 cv) e 255 Nm de binário máximo — menos 140 Nm que antes, o que permite ao eixo dianteiro digerir mais eficazmente toda a força do motor.

Mesmo acusando cerca de 1,7 toneladas (1682-1739 kg), os mais de 200 cv do Niro EV permitem ao crossover elétrico atingir os 100 km/h em 7,8s, enquanto a velocidade máxima é limitada a 167 km/h.

A alimentar o motor elétrico está uma bateria de 64,8 kWh, que se encontra alojada no chão da plataforma entre os eixos, o que se traduz numa autonomia de até 460 km e consumos de 16,2 kWh/100 km, sempre em ciclo combinado WLTP.

Ao volante

Para saber como estes números se traduzem ao volante do novo Niro e para o conhecerem em mais detalhe, convidamos a ler ou reler o nosso primeiro contacto dinâmico ao modelo, que aconteceu há algumas semanas, em Frankfurt, na Alemanha:

PRIMEIRO CONTACTO: Já conduzimos o novo Kia Niro. Mais radical no estilo mas melhor do que antes?

A gama nacional

O Kia Niro HEV está disponível apenas com o nível de equipamento Tech, o mais elevado. Entre os equipamentos disponíveis de série encontramos, entre outros, as jantes de liga leve de 18″, o carregador wireless para o smartphone, o ecrã central de 10,25″, navegação ar condicionado automático com saídas de ventilação traseira e vários assistentes à condução — HBA (High Beam Assist), HDA (Highway Driving Assist), ISLA (Intelligent Speed Limit Assist).

Já o Kia Niro EV, além do nível Tech, está também disponível num nível de equipamento mais baixo, designado Drive. Este inclui jantes de 17″ e um ecrã central mais pequeno de 8″, e ainda perde par o Tech o carregador wireless, os faróis nevoeiro em LED, o HDA (Highway Driving Assist), o sensor de chuva, as saídas de ventilação traseiras, e vários detalhes estéticos.

Descubra o seu próximo automóvel:

Quanto custa o Kia Niro

A segunda geração do Niro já está disponível em Portugal, com preços a começar nos 37 900 euros para o HEV. No caso do Niro EV, mais focado para as empresas, o valor do IVA é dedutível e a tributação autónoma é de 0%. Os valores anunciados podem ser mais baixos, graças à campanha que a Kia tem a decorrer:

  • Niro HEV Tech — 37 900 euros (32 000 euros);
  • Niro EV Drive — 39 431 euros + IVA (34 655 euros + IVA*);
  • Niro EV Tech —  41 830 euros + IVA (37 132 euros + IVA*).

Como nos outros modelos da Kia, o novo Niro oferece uma garantia de sete anos ou 150 mil quilómetros, que abrange também o motor elétrico e o conjunto da bateria.