Notícias Volvo Cars anuncia Jim Rowan como novo diretor executivo e presidente

Indústria

Volvo Cars anuncia Jim Rowan como novo diretor executivo e presidente

A partir do dia 21 de março, Jim Rowan sucede a Håkan Samuelsson e assume funções de diretor executivo e presidente da Volvo Cars.

volvo

Jim Rowan será, a partir do próximo dia 21 de março, o novo diretor executivo e presidente da Volvo Cars, sucedendo assim a Håkan Samuelsson.

Com uma carreira com mais de três décadas de experiência global nos setores de consumo e tecnologia, Rowan é atualmente diretor executivo e membro do Conselho de Administração da Ember Technologies e antes tinha sido diretor executivo do Grupo Dyson.

Antes disso, passou pela Blackberry, como diretor de operações e atualmente também é consultor sénior da empresa de investimento global KKR e membro do Comité de Acionistas da Henkel AG.

A NÃO PERDER: Sucessor do Volvo XC90 chega em 2022, mas não se vai chamar XC90
Jim Rowan volvo
Jim Rowan, o novo diretor executivo e presidente da Volvo Cars.

“Estou muito satisfeito por ingressar na Volvo Cars num momento tão empolgante para a empresa, um momento de transformação para a indústria e para os consumidores”, afirmou Jim Rowan.

De acordo com a Volvo, “esta mudança envolveu um processo de pesquisa meticuloso e diligente” que tinha como objetivo “garantir uma liderança forte e contínua da Volvo Cars e encontrar um diretor executivo com uma sólida experiência em software, transformação digital e produtos de consumo inovadores”.

Volvo Concept Recharge
O lançamento do sucessor do XC90, antecipado pelo Concept Recharge, será uma das primeiras tarefas do novo líder da Volvo Cars, Jim Rowan.

“É com muito prazer que dou as boas-vindas a Jim Rowan como o novo CEO da Volvo Cars. A empresa está a passar por uma rápida transformação digital, por isso procurámos alguém fora da indústria automóvel, com experiência de liderança global. Jim é a pessoa certa para dinamizar a Volvo Cars no futuro”, afirmou Eric Li, presidente do conselho da Volvo Cars, que não esqueceu Håkan Samuelsson:

Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer sinceramente a Håkan Samuelsson pelo seu compromisso e determinação nos últimos 10 anos na Volvo Cars. Håkan, juntamente com a sua equipa de gestores, criou uma linha de produtos forte e renovada e restabeleceu a Volvo como uma marca premium e bem posicionada para o futuro.

Eric Li, presidente do conselho da Volvo Cars

Håkan Samuelsson, por sua vez, também já reagiu e deu as boas-vindas a Rowan: “Tenho o prazer de dar as boas-vindas a Jim em sua nova função para continuar a grande jornada da Volvo Cars. Desejo a Jim Rowan o melhor nos anos emocionantes que estão por vir”, disse.

LEIAM TAMBÉM: Volvo C40 Recharge (2022). O princípio do fim dos motores a combustão

Samuelsson, que em 2018 foi distinguido com o prémio Personalidade do Ano pelos jurados do World Car Awards (WCA), vai permanecer no seu cargo até que Jim Rowan inicie funções em março, momento em que deixará o Conselho de Administração da Volvo AB.

Porém, Håkan vai continuar como presidente da Polestar Automotive Holding UK Limited (Polestar) acompanhando o processo de SPAC (special purpose acquisition company), até que a empresa seja, como anteriormente anunciado, listada na bolsa sob o símbolo “PSNY”.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Volvo P1800?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volvo P1800. O coupé sueco mais especial de sempre está de parabéns