Notícias Fábrica de Mangualde faz 60 anos e ganha a produção de mais um modelo

Indústria

Fábrica de Mangualde faz 60 anos e ganha a produção de mais um modelo

O novo Fiat Doblò vai ser produzido na Fábrica de Mangualde, mas os anúncios sobre o futuro da fábrica não se ficaram por aqui.

Fiat Doblò com Carlos Tavares e Marcelo Rebelo de Sousa

A Fábrica de Mangualde, propriedade da Stellantis, está de parabéns pelo seu 60.º aniversário. No evento desta celebração destacou-se a presença do Presidente da República Portuguesa Marcelo Rebelo de Sousa, e, claro, de Carlos Tavares, o diretor executivo da Stellantis.

A celebração foi marcada ainda por vários anúncios que reforçam a aposta da Stellantis na fábrica portuguesa.

E o maior, talvez, seja a adição de mais um modelo, o quarto, a ser produzido em Mangualde. Trata-se da nova geração da Fiat Doblò que se vai juntar aos «irmãos gémeos» Peugeot Partner, Citroën Berlingo e Opel Combo.

VEJAM TAMBÉM: Stellantis. Ou os elétricos se tornam mais baratos ou o mercado pode colapsar
Marcelo Rebelo de Sousa e Carlos Tavares
O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, com Carlos Tavares, CEO da Stellantis, durante a celebração dos 60 anos da Fábrica de Mangualde.

Aposta reforçada

A adição de um quarto modelo vem reforçar a Fábrica de Mangualde, aumentando a competitividade das instalações, como refere Carlos Tavares, o «patrão» da Stellantis:

"Pretendemos continuar a liderar o mercado de veículos comerciais e agora, ao acrescentarmos o Fiat Doblò ao portefólio de Mangualde, alcançaremos uma maior eficiência, melhoraremos a nossa competitividade e ofereceremos o melhor aos nossos clientes profissionais.”

Carlos Tavares, CEO da Stellantis

A produção da nova Fiat Doblò em Mangualde arranca no próximo mês de outubro e a Stellantis espera manter ou até reforçar a sua liderança no mercados VCL (Veículos Comerciais Ligeiros), como acontece em Portugal, com uma quota de 45%.

No segmento onde se inserem os modelos produzidos em Mangualde, o trio Berlingo, Partner e Combo somam 32% do mercado.

1,5 milhões de unidades
Desde que foi inaugurada em 1962 — é atualmente a fábrica de produção automóvel mais antiga de Portugal —, a Fábrica de Mangualde já acumulou a produção de 1,5 milhões de unidades e 22 modelos diferentes. O ano passado foram produzidas 67 481 unidades, correspondendo a 23,5% de toda a produção automóvel nacional.

Descarbonizar é palavra de ordem

O segundo anúncio refere-se à construção de um parque fotovoltaico que vai cobrir 31% das necessidades anuais de energia elétrica da fábrica, contribuindo de forma decisiva para o esforço de descarbonização de todo o complexo.

O grupo já tinha anunciado, ao abrigo do plano Dare Forward 2030, o objetivo de reduzir em 50% as emissões da atividade de todo o grupo até 2030, e atingir a neutralidade carbónica até 2038.

Quando o novo parque fotovoltaico entrar em funcionamento evitará a emissão de 2500 toneladas de CO2 por ano — o equivalente à captação de CO2 por 16 mil árvores.

O novo parque resulta de um investimento superior a 3,2 milhões de euros, feito em parceria com a Prosolia Energy, e será constituído por 6363 painéis fotovoltaicos que ocuparão uma área equivalente à de seis campos de futebol.

Fábrica de Mangualde
Fotos de família: os Citroën Berlingo, Opel Combo e Peugeot Partner passarão a ter a companhia da Fiat Doblò a partir de outubro.

Terá uma potência instalada de 3,426 MWp (Mega Watt-pico), o mesmo que o consumo de 320 habitações, com a primeira fase do projeto a ficar concluída no terceiro trimestre deste ano. A segunda fase irá arrancar no início de 2023.

VEJAM TAMBÉM: Elétricos e híbridos plug-in. Um em cada quatro vendidos em Portugal são da Stellantis

Presidente condecora o colaborador mais antigo da fábrica

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa aproveitou o 60.º aniversário da Fábrica de Mangualde para condecorar, num gesto simbólico, com a sigla de Oficial da Ordem de Mérito, António Loureiro Marques, o colaborador mais antigo da fábrica.

Marcelo Rebelo de Sousa

A distinção foi estendida a todos aqueles que contribuíram para o sucesso da Fábrica de Mangualde ao longo dos seus 60 anos.

“Eu tinha que estar aqui hoje para, junto com todos vós, celebrar estes 60 anos de vida desta unidade de Mangualde. Esta fábrica teve um percurso ímpar, ultrapassando todo o tipo de crises e conseguiu resistir, acabando por chegar ao dia de hoje com uma reputação sem igual, que a coloca no topo em termos de qualidade e eficiência a nível universal.

Com a Stellantis, Mangualde tem mesmo a empresa líder no setor dos transportes e da mobilidade, um dos mais globalizados do Mundo. Hoje, vim aqui ouvir boas notícias, com a Stellantis a colocar mais uma marca e mais um modelo no portefólio desta fábrica. E adicionalmente com o lançamento de um projeto que ajudará Portugal a continuar na liderança da transição climática e energética. Parabéns a todos!”

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa