Notícias Este Vauxhall Astra GTE foi quase tão caro como… o novo Opel Astra

Leilões

Este Vauxhall Astra GTE foi quase tão caro como… o novo Opel Astra

Já uma peça de coleção, será que este Vauxhall Astra GTE (conhecido por cá como Opel Kadett) justifica o valor pago?

Enquanto por cá tivemos de esperar por 1991 para ver o Opel Kadett ser substituído pelo Astra, no Reino Unido essa designação era usada desde o início dos anos 80 e teve no Vauxhall Astra GTE uma das suas versões mais célebres.

Rival do Volkswagen Golf GTI, o Astra GTE já é hoje uma «peça de coleção» e isso ficou bem patente depois de alguém ter pago 22 250 libras (cerca de 25 815 euros) por um exemplar de 1983 num leilão efetuado pela Car & Classic.

Para terem uma ideia, este valor é bem próximo ao pedido naquele país pelo novo Vauxhall Astra (custa desde 24 315 libras, ou 28 211 euros), mas há uma boa razão pela qual alguém pagou este valor pelo pequeno Astra GTE.

A NÃO PERDER: Corsa Eco 3. O «rei dos consumos» que a Opel não produziu
Vauxhall Astra GTE
Car & Classic

Cada vez mais raros

O Vauxhall Astra GTE até pode ter sido um carro relativamente popular na sua época, mas hoje é uma «espécie em vias de extinção».

A unidade de que vos falamos hoje é uma de apenas seis (!) ainda em circulação no Reino Unido.

Com apenas um dono desde que saiu da linha de produção em 1983, este Astra GTE é, provavelmente, um dos exemplares mais estimados do pequeno hot hatch.

Com 74 mil milhas (119 091 km), este Vauxhall Astra GTE apresenta-se praticamente de série, sendo a única alteração um sistema de escape em aço inoxidável.

De resto, temos as jantes originais, o kit de carroçaria típico dos Astra GTE (e também dos Kadett GTE) e um interior que parece ter «parado no tempo» tal é o seu estado de conservação.

Alvo de um restauro, este Astra GTE conta, como todos os seus «irmãos», com um 1.8 l de quatro cilindros naturalmente aspirado que debita 115 cv e 151 Nm cuja tarefa é impulsionar os seus escassos 925 kg.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Opel Ampera?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Do Kadett ao Corsa-e. A história da eletrificação na Opel