Notícias Cayenne, o sucessor do 959? A questão foi levantada pela Porsche

Curiosidades

Cayenne, o sucessor do 959? A questão foi levantada pela Porsche

À primeira vista, o Porsche Cayenne nada tem a ver com o 959, mas a Porsche vê semelhanças entre ambos. Neste artigo explicamos quais.

Porsche Cayenne

O mais usual é assumir que o sucessor do Porsche 959 foi o Carrera GT, mas a marca de Estugarda aponta outro modelo como possível sucessor do seu icónico modelo: o Porsche Cayenne.

Uma ideia que surgiu quando se comemoram os 20 anos do lançamento da primeira geração do Cayenne e, segundo a Porsche, é mais o que une os seus dois modelos do que aquilo que os separa.

De acordo com a marca alemã, tanto o 959 como o Cayenne foram projetados para serem particularmente eficazes nos mais diversos cenários.

A NÃO PERDER: Porsche 911 Safari afinal vai-se chamar 911 Dakar?

Autênticos «faz-tudo»

O Porsche 959 começou por ser pensado para o Grupo B, acabou no Paris-Dakar e pelo «meio» tornou-se num supercarro de «respeito».

Para o fazer, tinha de ser competitivo no deserto, nos circuitos e, claro está, ser utilizável no dia a dia.

Ora, de acordo com a marca de Estugarda, a primeira geração do Cayenne foi projetada exatamente segundo as mesmas premissas.

Porsche Cayenne
O primeiro Cayenne durante o seu desenvolvimento.

Sendo um SUV teria de ser fácil de usar no dia a dia, mas o Porsche Cayenne também não temia incursões em todo o terreno e ainda apresentava um comportamento dinâmico em asfalto à altura dos pergaminhos da marca. Ou seja, tal e qual como acontecia com o 959.

Como é óbvio, a Porsche reconhece que há diferenças substanciais entre os dois modelos. A principal é o facto de o Cayenne ser o primeiro SUV da marca e o seu primeiro carro de cinco portas, enquanto o 959 era um superdesportivo.

Contudo, a Porsche mantém-se fiel à ideia de que o Cayenne é, de certa forma, o sucessor do 959 e tem até em Walter Röhrl um apoiante desta teoria.

Segundo o mítico piloto, “O Porsche Cayenne é um «faz-tudo» (…) e sim, talvez possamos compará-lo com o 959”.

Sabe esta resposta?
O protótipo Porsche C88 antecipava que tipo de veículo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China