Notícias Mais de 300 km/h num Citroën SM? Este consegue e é o mais rápido do mundo

Arranque a Frio

Mais de 300 km/h num Citroën SM? Este consegue e é o mais rápido do mundo

Entre as muitas preciosidades vistas no Concorso d'Eleganza Villa d'Este este ano, o Citroën SM mais rápido do mundo também marcou presença.

Citroën SM

O Citroën SM continua a ser um dos automóveis mais fascinantes até hoje feitos, apesar de já terem passado mais de 50 anos sobre o seu lançamento (apresentado em 1970).

Por baixo da sua ousada carroçaria encontrávamos um V6 Maserati — a Citroën era a dona da marca na altura — com 2,7 l e mais tarde 3,0 l, entregando uma potência entre 170 cv e 180 cv.

A excelente aerodinâmica (para a altura) de que gozava — Cx de 0,33 — levou o malogrado Jerry Hathaway, mecânico e criador da americana SM World (especialistas em tudo o que é SM, e também DS e CX) a construir o mais rápido SM de todos.

VEJAM TAMBÉM: Citroën C5 X (2022). A alternativa perfeita aos SUV?

Os seus esforços culminariam em 1987, quando o seu Citroën SM, agora munido de dois turbocompressores e à volta de 530 cv, alcançou uma velocidade máxima de 202,3 mph, o mesmo que 325,5 km/h, em Bonneville.

Aos comandos estava a sua mulher Sylvia e o recorde mantém-se até hoje.

Jerry Hathaway faleceu em 2021, alguns meses antes do SM mais rápido do mundo ter ido a leilão, juntamente com o seu peculiar veículo de transporte — outro SM transformado por Hathaway —, e reside agora na Europa.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano o Citroën "Boca de sapo" ganhou o Rally de Portugal?