Notícias Peugeot 4008 à vista? Novo crossover apanhado com motorização híbrida plug-in

Fotos-espia

Peugeot 4008 à vista? Novo crossover apanhado com motorização híbrida plug-in

O projeto P54 da Peugeot, que pode vir a chamar-se 4008, deixou novamente "apanhar-se". O que esconde o novo crossover da marca do leão?

Peugeot 4008
© Razão Automóvel

A Peugeot continua a trabalhar no desenvolvimento de um novo crossover que é conhecido internamente por P54 e que pode vir a chamar-se Peugeot 4008.

As primeiras fotos-espias deste modelo surgiram há cerca de dois meses e agora o crossover da marca do leão voltou a deixar-se apanhar, desta feita no que parece ser uma pista de testes ou um aeródromo e parece também confirmar uma versão híbrida plug-in (PHEV).

As fotos-espia não deixam dúvidas de que este será um modelo de «calças arregaçadas» e com uma silhueta próxima à de um coupé, com o tejadilho a descer em arco para a traseira.

A NÃO PERDER: Peugeot e-2008 testado. Um SUV compacto elétrico pode ser o único carro da família?
Peugeot 4008
Aviso no pilar traseiro não deixa dúvidas de que esta é uma versão eletrificada. © Razão Automóvel

Contudo, ainda não se sabe se estará mais perto de um SUV Coupé, como é, por exemplo, o Renault Arkana, ou se por outro lado se irá aproximar daquilo que é, por exemplo, o novo Citroën C5 X, um modelo que mistura vários conceitos numa só carroçaria.

308 Cross, 408 Cross ou 4008?

Mas apesar desta incerteza quanto à forma, a maior dúvida em torno deste Projeto P54 continua a residir no nome.

Peugeot 4008
Maior altura ao solo deixa antever um modelo de “calças arregaçadas”. © Razão Automóvel

Tudo parece indicar que este modelo se vai posicionar perto do Peugeot 308 dentro da gama da marca do leão, até porque partilha com ele a plataforma EMP2. E isso, só por si, dá força à denominação 308 Cross.

Contudo, os nomes 408 Cross e 4008 continuam também a justificar-se. O primeiro faz sentido porque só por si já ajuda a posicionar este crossover acima do 308.

LEIAM TAMBÉM: Citroën C5 X (2022). A alternativa perfeita aos SUV?

O segundo também não pode ser descartado porque segue o critério que a Peugeot tem usado para nomear os seus SUV, posicionando-o também acima do 3008. Resta agora saber sobre qual designação a escolha vai recair.

Peugeot 4008
Estará a Peugeot a preparar um rival para o Renault Arkana? © Razão Automóvel

Versão PHEV a caminho?

O recurso à plataforma EMP2 (na sua terceira geração) já o deixava antever e este novo leque de fotos-espia do modelo parece não deixar dúvidas: este Peugeot 4008 (ou P54, para não haver confusões…) vai contar mesmo com versões híbridas plug-in.

Do lado esquerdo é possível identificar uma tampa que esconde a tomada de carregamento deste modelo, que conta ainda com um aviso no pilar C que faz referência ao seu sistema elétrico de alta tensão.

A somar a isto sabe-se que contará também com motorizações a gasolina, mas os rumores mais recentes dão conta de que as propostas Diesel serão descartadas, tal como as variantes de tração integral. Todas as versões terão tração dianteira e caixa automática.

Peugeot 4008
Apresentação vai acontecer ainda na primeira metade de 2022. © Razão Automóvel

Quando será apresentado?

A revelação deste novo crossover da Peugeot está para breve e deverá acontecer no próximo mês de junho, sendo que só nessa altura ficaremos a conhecer todos os segredos que esconde este “Peugeot 4008”.

Ainda assim, a estreia na Europa só deverá acontecer lá mais para o final do ano, altura em que também ficaremos a par dos preços para o mercado português.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208