Notícias SP48 Unica. É assim que a Ferrari responde ao pedido especial de um cliente

Apresentação

SP48 Unica. É assim que a Ferrari responde ao pedido especial de um cliente

O SP48 Unica é um modelo… único e é a mais recente criação do Centro Stille Ferrari. Foi desenhado por encomenda e partilha a base com o F8 Tributo.

Ferrari Sp48 Unica

Ferrari SP48 Unica. É assim que se chama o último modelo da série one-off da marca de Maranello, desenhado em função dos desejos de um cliente, que agora leva para casa um exemplar único no mundo.

Criado no Centro Stille Ferrari, sob a batuta do chefe de design Flavio Manzoni, este SP48 Unica teve como ponto de partida o F8 Tributo, modelo com o qual partilha o motor V8 biturbo.

Mas antes de irmos à mecânica, importa falar da imagem exterior, já que este SP48 Unica aposta em linhas muito tensas que lhe dão uma assinatura muito própria.

A NÃO PERDER: Oficial. Ferrari Purosangue vai mesmo ter um V12
Ferrari Sp48 Unica lateral

A dianteira muito pronunciada e «afiada» dá-lhe uma postura bastante agressiva e para conseguir este efeito foi necessário redesenhar os faróis dianteiros e repensar o posicionamento da entrada de ar para os travões.

Depois, é impossível ignorar a grelha dianteira, um dos muitos elementos que recorre técnicas de modelação paramétricas e fabricação aditiva (impressão 3D), criando um efeito estético distinto para as entradas de ar, como se tivessem sido «esculpidas» de um volume sólido e criando uma percepção de dinamismo contínuo e fluído.

Já na traseira, somos remetidos de imediato para o 296 GTB, que o Guilherme Costa já teve oportunidade de testar em Sevilha, Espanha. Mas há mais notas de destaque, uma vez que este SP48 Unica dispensa por completo a janela traseira e conta com janelas laterais mais reduzidas.

A somar a isto, este SP48 Unica tem ainda um tejadilho com um tratamento específico, onde uma faixa negra dá a sensação que o para-brisas se prolonga pelo teto, mas que muda para a cor da carroçaria ao chegar ao compartimento do motor. A transição entre os dois tons é feita de forma progressiva com um padrão gráfico idêntico ao que vemos na grelha dianteira.

LEIAM TAMBÉM: 296 GTS. Este é o primeiro descapotável V6 da Ferrari

Quanto ao interior, e apesar de a Ferrari não ter divulgado qualquer imagem, sabe-se que permanece idêntico ao do F8 Tributo, ainda que com uma combinação de cores e materiais específica, novamente de acordo com os desejos deste cliente.

Ferrari Sp48 Unica perfil

V8 biturbo com 720 cv

No capítulo mecânico, sabe-se apenas que este Ferrari SP48 Unica é animado pelo mesmo motor que encontramos no F8 Tributo.

A NÃO PERDER: A Mansory «pôs as mãos» no elegante Ferrari Roma. Este foi o resultado

Por isso mesmo, e apesar de a Ferrari não adiantar números, podemos assumir que este V8 biturbo de 3902 cmatinge os mesmos 720 cv e 770 Nm do F8 Tributo.

Ferrari Sp48 Unica frente

Quantos aos registos de aceleração dos 0 aos 100 km/h e a velocidade máxima, que no F8 Tributo estão fixados nos 2,9s e 340 km/h, respetivamente, também não foram divulgados, tal como o preço.

Mas quanto a isso, podemos assumir sem qualquer hesitação que não terá sido barato. Afinal este Cavallino Rampante é peça-única no mundo.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Ferrari 365 GT4 BB?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Fomos enganados. Afinal BB em Ferrari 365 GT4 BB não significa Berlinetta Boxer