Notícias Abastecimento mais rápido? Namx HUV tem depósitos de hidrogénio amovíveis

Apresentação

Abastecimento mais rápido? Namx HUV tem depósitos de hidrogénio amovíveis

Desenhado pela Pininfarina, o Namx HUV conta com seis depósitos de hidrogénio que podem ser retirados à mão e substituídos para acelerar os abastecimentos.

NAMX HUV

Projetado pela empresa de tecnologia afro-europeia Namx e desenhado pela Pininfarina, o Namx HUV pretende revolucionar os veículos movidos com recurso a pilha de combustível de hidrogénio (fuel cell).

Além de contar com um depósito de hidrogénio fixo, este SUV tem mais seis depósitos de hidrogénio amovíveis que podem ser retirados do carro e facilmente trocados para acelerar o processo de abastecimento.

Segundo a Namx, estes seis depósitos conjugados com o depósito fixo permitem uma autonomia máxima a rondar os 800 km. Também nos planos da empresa afro-europeia está a criação de uma rede de distribuição destes depósitos de hidrogénio removíveis.

A NÃO PERDER: Pilha de combustível a hidrogénio pode ser alternativa? Conduzimos o BMW iX5 Hydrogen na neve

Como já se percebeu, estes depósitos estiveram na base de todo o projeto, «obrigando» a Pininfarina a projetar o HUV com estas em mente, integrando-os ao máximo no seu design.

VEJAM TAMBÉM: Quantos veículos “fuel cell” a hidrogénio foram vendidos em 2021?

De acordo com a Namx, as linhas do HUV refletem o gosto do cofundador da marca, Thomas de Lussac, pela ficção científica. Ao mesmo tempo, em comunicado, a Namx refere que o “gosto de Lussac pelo design americano dos anos 50 e 60 e a sua predileção por muscle car inspiraram-no a criar um carro que vai contra o design suave e convencional dos carros elétricos”.

Os números do HUV

Quando chegar ao mercado o Namx HUV estará disponível em duas versões. Na versão de entrada terá tração traseira e 300 cv, sendo capaz de cumprir os 0 aos 100 km/h em 6,5s e de alcançar os 200 km/h de velocidade máxima.

Na versão de topo, designada GTH, o Namx HUV terá tração integral e 550 cv. Neste caso os 0 aos 100 km/h serão cumpridos em 4,5s e a velocidade máxima será de 250 km/h.

Quando chega e quanto custa?

Com uma primeira revelação prevista para o Salão de Paris de 2022, o Namx HUV deverá chegar ao mercado no último trimestre de 2025. A fase de desenvolvimento arranca só em 2023, mas o Namx HUV já pode ser pré-reservado no website da marca.

Apesar de ainda faltarem cerca de três anos para o seu lançamento, a Namx aponta para um preço de 65 mil euros para a versão de entrada e de 95 mil euros para a versão de topo GTH.

Namx HUV
Sabe esta resposta?
Qual destes veículos tem uma bateria removível?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

eScooter 125. Tudo sobre a estreia da SEAT nas duas rodas