Notícias Bem vindos ao interior do novo Bentley Bentayga EWB

Apresentação

Bem vindos ao interior do novo Bentley Bentayga EWB

O Bentley Bentayga EWB adiciona 180 mm ao Bentayga e concentra-se totalmente no bem estar dos ocupantes traseiros.

Bentley Bentayga EWB

O Bentley Bentayga EWB ou Extendend Wheelbase (distância entre eixos alongada) quer responder aos desejos dos clientes da aristocrata marca britânica que procuram ainda mais luxo e exclusividade.

Nesse sentido a Bentley fez o EWB mais longo em 180 mm (5322 mm de comprimento), concentrando os centímetros a mais entre os eixos (tem agora 3175 mm ao invés de 2995 mm) e no espaço dedicado aos ocupantes traseiros.

A Bentley reclama um habitáculo 40 mm mais longo do que o mais próximo rival entre os SUV de luxo e, ao contrário do que seria de esperar, o novo Bentayga EWB não está disponível na configuração de sete lugares, como é possível na variante «normal».

VEJAM TAMBÉM: Bentley Bentayga S testado. Foi-se o Speed W12 e ficou um V8 no seu lugar

Uma terceira fila de bancos seria impedimento para alcançar os níveis de luxo e conforto que a Bentley quis dar ao Bentayga EWB e por isso está apenas disponível nas configurações 4+1 (de série), quatro (com consola entre os bancos) ou cinco lugares (permite rebater os bancos).

Mudou mais do que parece

Fazer crescer o Bentayga implicou modificações mais profundas do que parece à primeira vista. A carroçaria teve de receber um novo chão, as portas traseiras são mais longas, o tejadilho é também novo e implicou reposicionar o teto de abrir 125 mm mais atrás.

No total foi preciso desenvolver 2500 novas partes para o Bentayga EWB e um intensivo programa de desenvolvimento que levou à produção de 50 unidades pré-série e ao equivalente a 2000 semanas de testes.

Bentley Bentayga EWB

Uma das novas partes é a introdução, pela primeira vez no Bentayga, de um eixo traseiro direcional, capaz de reduzir em 7% o diâmetro de viragem quando comparado com o Bentayga «curto», fixando-se nos 11,8 m.

Também ganhou a possibilidade das portas traseiras poderem fechar sozinhas (com recurso a um motor elétrico) com o simples pressionar de um botão na consola traseira.

Ser conduzido

Tendo em conta o foco nos ocupantes traseiros, o novo Bentley Bentayga EWB é muito mais sobre os passageiros traseiros que o condutor.

Bentley Bentayga EWB

Apesar de equipado com o conhecido e «musculado» 4.0 V8 biturbo de 550 cv e 770 Nm — 290 km/h de velocidade máxima e 4,6s dos 0-100 km/h —, acaba por ser um ator secundário para o cliente alvo do EWB.

Irá interessar-lhe mais optar por bancos com especificação idêntica aos de primeira classe dos aviões que integram um sistema de climatização automático e individual.

O denominado Bentley Airliner Seat é, segundo a marca, o mais avançado banco alguma vez instalado num automóvel.

Permite ajustes em 22 direções, pode reclinar em 40º no modo Relax e traz funcionalidades como a climatização automática e ajuste automático da postura do seu ocupante.

Bentley Bentayga EWB

O sistema automático de climatização é capaz de detetar a temperatura do passageiro e humidade da superfície e determina qual a temperatura ótima para a melhor sensação de bem estar térmico. O banco então pode ligar automaticamente o seu aquecimento, ventilação, ou até ambos em simultâneo.

O ajuste automático da postura do passageiro consegue fazer micro ajustes à posição do banco e pontos de pressão, medindo a pressão ao longo da superfície do banco.

De seguida pode modificar a pressão em 177 pontos individuais distribuídos ao longo de seis zonas independentes de pressão, de modo a garantir o máximo de conforto e redução da fatiga durante uma viagem.

Consola central traseira

Como diz o presidente e diretor executivo da Bentley, Adrian Hallmark “todos os Bentley fazem-no chegar ao seu destino mais relaxado do que quando iniciou a sua viagem”.

O Bentley Airliner Seat apresenta-se ainda mais almofadado, tem assento estendido, poisa-pés retrátil, ajuste elétrico dos encostos da cabeça e poisa-braços central e nas portas aquecidos. O banco do passageiro dianteiro pode ser ainda movido mais para a frente, libertando mais espaço para o passageiro traseiro, no chamado modo VIP.

Iluminação ambiente inovadora

Novidade no mais luxuoso Bentayga EWB é a iluminação interior do habitáculo onde se destaca a chamada Bentley Diamond Illumination, onde a luz é emitida através de pequenas perfurações de 1 mm no revestimento da porta em couro.

Bentley Diamond IlluminationÉ composta por 22 LED em cada uma das portas traseiras e 12 em cada uma das portas dianteiras, com a intensidade e tom a poderem ser ajustados através do sistema de infoentretenimento ou do Touch Screen Remote, um pequeno tablet para controlar diversas funcionalidades pelos passageiros atrás.

VEJAM TAMBÉM: Só vão fazer 12. Ao volante do Bacalar, o mais exclusivo Bentley dos nossos dias

A Bentley Diamond Illumination complementa assim a iluminação ambiente geral, que dá mais atenção aos ocupantes traseiros e concentra-se mais sobre a área central, onde se encontram vários comandos na consola central estendida.

Tabliê Bentayga EWB

O requinte interior acrescido não se fica pela nova iluminação. A Bentley anuncia um novo tipo de acolchoamento com padrão em diamante, com pele perfurada, que recorre a tecnologias digitais para costurá-lo.

Destaca-se ainda as inserções opcionais em metal na madeira, onde emblemas em metal extremamente fino, de apenas 0,07 mm de espessura, são integrados nos acabamentos em madeira, antes de esta ser lacada e polida.

Ecrã traseiro com mesa retrátil

Como é habitual na Bentley, não faltam opções de escolha para que cada cliente personalize o seu Bentayga EWB. A marca britânica diz haver um total de 24 mil milhões de combinações possíveis para os revestimentos, que se elevam a vários biliões de especificações possíveis.

Quando chega?

As entregas do novo Bentley Bentayga EWB começam no último trimestre de 2022 e em duas especificações especiais: Azure e First Edition.

A Azure destaca-se pela presença de jantes de 22″ de 10 raios de desenho específico, apontamentos exteriores em cromado e emblemas específicos. No interior destaque para os bancos com acolchoamento próprio, assim como luz ambiente, volante aquecido e reforço dos assistentes à condução.

O First Edition adiciona ainda o Bentley Diamond Ilumination, inserções em metal nas aplicações em madeira, sistema áudio Naim e iluminação LED de boas vindas. Apresenta-se ainda com bordados e emblemas específicos.

A Bentley espera que o Bentayga EWB venha a corresponder a 45% das vendas totais do seu SUV, que também é o seu modelo mais vendido.