Abarth 695 «veste-se a rigor» para homenagear o Fiat 131 Abarth Rally

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Apresentação

Abarth 695 «veste-se a rigor» para homenagear o Fiat 131 Abarth Rally

Limitado a 695 unidades, o Abarth 695 Tributo 131 Rally homenageia o Fiat 131 Abarth Rally quando se cumprem 40 anos desde o seu último rali.

Foi há 40 anos que o Fiat 131 Abarth Rally disputou o seu último rali e para comemorar a data a marca do escorpião revelou o Abarth 695 Tributo 131 Rally.

Limitado a apenas 695 unidades, o pequeno desportivo italiano não esconde a inspiração no carro que se tornou célebre por ter terminado uma etapa do Rally de Portugal com apenas três rodas e de marcha-atrás.

Para começar, a sua pintura bicolor metalizada Blue Rally, reinterpreta a cor original do Fiat 131 Abarth Rally. As inserções em azul também marcam presença nos bancos em tecido da Sabelt que encontramos no interior do Abarth 695 Tributo 131 Rally.

A NÃO PERDER: Fiat Pulse Abarth. Este é o primeiro SUV da marca do escorpião, mas não vem para a Europa

A juntar a tudo isto temos ainda uma série de «easter eggs» («ovos da páscoa» ou pequenos detalhes estilísticos que os designers escondem, sendo uma estreia na Abarth) que reforçam a ligação entre esta série especial e o carro de ralis. Entre estes destacam-se a silhueta do 131 Rally inscrita na parte inferior da porta, no tabliê forrado a Alcantara e nos encostos de cabeça dos bancos.

Digno do antecessor

No capítulo mecânico o Abarth 695 Tributo 131 Rally está à altura do carro que homenageia, apresentando-se com 180 cv e 250 Nm de binário às 3000 rpm, cortesia do 1.4 T-Jet.

Estes valores permitem-lhe cumprir os 0 aos 100 km/h em 6,7s enquanto a velocidade máxima se fixa nos 225 km/h.

Para garantir que o comportamento está à altura das expectativas, a Abarth equipou o 695 Tributo 131 Rally com amortecedores Koni FSD e com um sistema de travagem específico. Este conta com pinças Brembo em alumínio com quatro êmbolos e discos ventilados de 305 mm à frente e de 240 mm atrás.

Equipamento completo

Além do visual específico, esta série especial limitada conta ainda com uma extensa lista de equipamento.

Desta constam as jantes de liga leve de 17”, o sistema de escape Record Monza Sovrapposto (com quatro saídas sobrepostas verticalmente) e ainda o “Spoiler ad Assetto Variabile”.

Ajustável em 12 posições, este permite um ajuste entre os 0º e os 60° e melhora a estabilidade em curva. Para se ter uma ideia da importância deste spoiler, quando ajustado para um ângulo de 60° e a uma velocidade de 200 km/h, consegue gerar uma carga aerodinâmica de 42 kg.

Abarth 695 Tributo 131 Rally e Fiat 131 Abarth Rally
Sabe responder a esta?
Qual era a potência do Fiat Cinquecento Sport?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Lembras-te deste? Fiat Cinquecento Sport (mas só em Portugal)

Mais artigos em Notícias