Notícias “Sleeper” perfeito? Skoda Yeti com 492 cv e motor do Audi RS 3

Tuning

“Sleeper” perfeito? Skoda Yeti com 492 cv e motor do Audi RS 3

O Skoda Yeti fica para a história como um familiar versátil e muito competente. Mas este exemplar ganhou uma segunda vida como… desportivo!

Skoda Yeti tuning Audi RS 3

Depois de oito anos ao serviço, o Yeti reformou-se para dar lugar ao Skoda Karoq, que assumiu de vez as formas de um SUV convencional.

Mesmo assim, o Yeti deixou um legado e continua bem presente na memória de algumas pessoas que viam nele um compromisso muito interessante entre conforto, espaço, versatilidade e facilidade de utilização.

Mas há algo em que podemos todos estar de acordo. O Yeti nunca será recordado pelos seus atributos desportivos. Ou será que sim?

A NÃO PERDER: 1100 OHC Coupé. O projeto de reconstrução mais ambicioso da Škoda
Skoda Yeti tuning Audi RS 3 2

Bem, a verdade é que há pelo menos um exemplar deste modelo checo que pode afirmar, com convicção, que é um desportivo, ou pelo menos, tem as prestações de um desportivo.

Isto porque sofreu um autêntico «transplante» de coração, passando a ser animado pelo motor de cinco cilindros em linha de 2.5 l do Audi RS 3. Nem a matrícula com a inscrição “TF5I” — numa referência ao motor 2.5 TFSI — foi esquecida.

Skoda Yeti tuning Audi RS 3 2

Nascido pela mão de um proprietário que ousou imaginá-lo como um sleeper, este pequeno familiar apresenta-se com 492 cv de potência — bem mais que os 340 cv originais — e da Audi recebeu ainda o sistema quattro e uma caixa S-Tronic (dupla embraiagem) de sete velocidades.

LEIAM TAMBÉM: A bordo do novo Audi RS 3. Até é capaz de “andar de lado”

Além do motor, este “Super Yeti” conta com um turbocompressor maior, um novo mapeamento do motor e injetores com um maior caudal. Isto já para não falar do facto de contar com um sistema de injeção de água/metanol.

Skoda Yeti tuning Audi RS 3 2

Para lidar com toda esta potência, também passou a equipar a suspensão e o sistema de travões do Audi RS 3. A este mesmo modelo também foi buscar os escapes com ponteiras ovais, o volante e a manete da caixa de velocidades.

A NÃO PERDER: O novo Audi de Ken Block? Este RS e-tron GT com um «toque pessoal»

Ao Audi S3 foi buscar os bancos desportivos e o sistema multimédia MMI, sendo que no exterior também saltam à vista umas jantes com a assinatura da marca dos quatro anéis.

É difícil encontrar uma preparação tão radical dentro do universo Skoda. E se restringirmos a «pesquisa» ao Yeti, é seguro afirmar que esta criação é única. Porém, pode ir parar às vossas garagens.

É que este Skoda Yeti cheio de músculo está à venda no eBay por 25 995 libras, qualquer coisa como 31 169 euros. Alguém interessado?

Skoda Yeti tuning Audi RS 3 2
Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a Skoda Felicia Fun?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Os anos 90 também nos deram a Skoda Felicia Fun
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Os anos 90 também nos deram a Skoda Felicia Fun