Notícias Hyundai IONIQ 5 “Martini Racing” quase que passa por um novo Lancia Delta

Arranque a Frio

Hyundai IONIQ 5 “Martini Racing” quase que passa por um novo Lancia Delta

Se havia quem «visse» um Lancia Delta no design do Hyundai IONIQ 5, o que dizer deste exemplar com as cores da Martini Racing?

Hyundai IONIQ 5

O design exterior do Hyundai IONIQ 5 — o Carro Mundial do Ano — mais parece uma homenagem aos anos 70 e, sobretudo, a Giorgetto Giugiaro, considerado o maior designer automóvel do séc. XX.

Já após ter fundado a Italdesign, foi ele quem desenhou modelos como o Volkswagen Golf, Fiat Punto, SEAT Ibiza ou o primeiro Hyundai Pony. Também outros, como o Maserati 3200 GT ou o Alfa Romeo Brera saíram da sua «pena».

Ah… E claro, o primeiro Lancia Delta (1979) foi também desenhado por ele.

VEJAM TAMBÉM: IONIQ 5. O primeiro teste em vídeo ao novo elétrico da Hyundai
Hyundai IONIQ 5Lancia Delta HF Integrale Martini 5

E quando olhamos para o Hyundai IONIQ 5, desenhado por Luc Donckerwolke — a Personalidade Mundial do Ano 2022 —, foram vários (incluíndo eu) que viram no elétrico sul-coreano as mesmas proporções e linhas chave do modelo italiano.

O proprietário deste IONIQ 5 deve ter visto o mesmo e ousou decorá-lo com as icónicas cores da Martini Racing, que reforçou ainda mais a ligação entre os dois modelos, evocando o conquistador Delta dos ralis.

Este exemplar nas imagens está à venda na Suíça, pela Central Garage Glarus, foi registado em fevereiro deste ano e só percorreu 500 km.

Talvez o dono tenha percebido que o IONIQ 5 até pode parecer um Delta dos tempos modernos, mas não é de todo um Lancia Delta.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual destes Lancia foi equipado com um motor Ferrari?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lancia Thema: o Alfa Romeo Giulia da década de 80
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Lancia Thema: o Alfa Romeo Giulia da década de 80