Notícias Haas F1 Team rescinde com piloto russo Nikita Mazepin, com efeitos imediatos

Fórmula 1

Haas F1 Team rescinde com piloto russo Nikita Mazepin, com efeitos imediatos

Apesar da FIA permitir que pilotos russos e bielorrussos continuem a correr, a Haas F1 Team rescindiu o contrato com o piloto Nikita Mazepin.

Nikita Mazepin
Carl Bingham

A escuderia Haas F1 Team decidiu rescindir com efeito imediato o contrato com o piloto russo Nikita Mazepin, assim como com o patrocínio da empresa russa Uralkali.

Isto após a FIA (Federação Internacional do Automóvel) ter decidido que os pilotos russos e bielorrussos poderiam continuar a participar nas provas organizadas por si.

As únicas condições exigidas seriam as de os pilotos de ambas as nações não poderem correr sob as bandeiras, cores, símbolos e hinos dos seus respetivos países, e sim, correrem sob a bandeira da FIA.

VEJAM TAMBÉM: Indústria automóvel une-se em «onda de apoio» à Ucrânia

Na curta declaração da Haas F1 Team, publicada na rede social Twitter pode-se ler o seguinte:

"A Haas F1 Team decidiu terminar, com efeito imediato, com o contrato de patrocínio da Uralkali e do piloto Nikita Mazepin. Como com a restante comunidade de Fórmula 1 a equipa está chocada e entristecida pela invasão da Ucrânia e deseja um fim rápido e pacífico para o conflito".

Haas F1 Team

Recordamos que o piloto russo, Nikita Mazepin, de 23 anos, ingressou pela Haas F1 Team em 2021 e teve como companheiro de equipa o alemão Mick Schumacher. Nenhum dos pilotos chegou a pontuar nos 22 grandes prémios que fizeram parte do Campeonato de Fórmula 1 o ano passado.

Mazepin já emitiu uma declaração que podemos ler na sua conta de Instagram sobre esta decisão:

 

View this post on Instagram

 

A post shared by NIKITA (@nikita_mazepin)

O piloto russo diz o seguinte:

"Queridos fãs e seguidores, estou muito desapontado por saber que o meu contrato de F1 foi terminado. Apesar de compreender as dificuldades, a decisão da FIA mais a minha vontade de aceitar as condições propostas para poder continuar foram completamente ignoradas, e nenhum processo se seguiu após este passo unilateral.

Para aqueles que tentaram compreender, os meus eternos agradecimentos. Valorizo o meu tempo passado na F1 e espero genuinamente que possamos estar todos juntos outra vez em melhor altura. Terei mais a dizer nos próximos dias. Nikita."

Nikita Mazepin

A Haas F1 Team ainda não divulgou qual o piloto que vai tomar o lugar do Mazepin para o Campeonato de Fórmula 1 de 2022.

Haas f1 Team
O monolugar da Haas já tinha retirado nos últimos dias as decorações da bandeira russa e do patrocínio da Uralkali.