Notícias Toyota GR HV Sports tem uma caixa automática que parece uma manual.

Salão de Tóquio 2017

Toyota GR HV Sports tem uma caixa automática que parece uma manual.

A Toyota vai levar ao próximo Salão de Tóquio o GR HV Sports, uma intrigante proposta para um desportivo híbrido, com uma caixa automática muito especial.

Toyota GR HV Sports

É fácil perceber que por detrás deste concept esconde-se um Toyota GT86. Mesmo com uma frente distinta e uma carroçaria do tipo targa, o GR HV Sports não consegue esconder as suas origens.

As alterações estéticas são substanciais e segundo a Toyota, inspiradas pelo protótipo TS050 Hybrid que compete no campeonato mundial de resistência na categoria LMP1. Tal pode ser observado na nova frente, que recebe um par de óticas com diversas filas de LED, tal como o TS050; ou então o desenho único das jantes e até o formato do difusor traseiro.

Finalmente, tal como no protótipo de competição, o GR HV Sports é um híbrido. E tal como este o sistema denomina-se THS-R (Toyota Hybrid System-Racing), mas de momento não existem mais informações sobre o mesmo, nem foram avançadas quaisquer especificações.

Apenas sabemos que as baterias que fazem parte do sistema estão posicionadas perto do centro do carro. O que deve justificar a ausência dos dois lugares traseiros que encontramos no GT86 – também é verdade que no GT86 de pouco ou nada servem.

Toyota GR HV Sports
VÊ TAMBÉM: Lembram-se do Toyota GT86 com motor Ferrari? Teve um acidente

Não parece, mas a caixa é automática

Mas o detalhe que salta à vista não é a original frente do carro, nem sequer a sua pintura preta mate. É mesmo a alavanca da caixa de velocidades. Na pouca informação disponibilizada, a Toyota revela que o GR HV Sports vem com uma caixa automática de seis velocidades. No entanto o que as imagens revelam é um clássico padrão em H de uma caixa manual.

Toyota GR HV Sports

Não é um erro, é mesmo assim. O modo manual desta caixa automática simula efetivamente a utilização de uma caixa manual. Será o melhor de dois mundos?

Outro pormenor curioso é o botão de arranque estar embutido na alavanca da caixa, por baixo de uma tampa no seu topo. Algo que não se via desde o Mercedes-Benz SLR. O Toyota GR HV Sports certamente não ganhará prémios de beleza, mas será sem dúvida daqueles que mais curiosidade gerará quando for apresentado no próximo Salão de Tóquio, que abre as portas a 27 de outubro.

Sabe esta resposta?
Quantas unidades vão ser produzidas do Toyota Yaris GRMN?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foram finalmente reveladas as especificações do Toyota Yaris GRMN