Notícias STI E-RA. O supercarro elétrico com que a Subaru quer «atacar» o Nürburgring

Tokyo Auto Salon 2022

STI E-RA. O supercarro elétrico com que a Subaru quer «atacar» o Nürburgring

Com quatro motores elétricos e 1088 cv, o Subaru STI E-RA já tem um objetivo definido: percorrer o Nürburgring em menos de 6min40s.

Subaru STI E-RA

O Tokyo Auto Salon é um dos palcos preferidos das marcas japonesas para mostrarem o melhor que sabem fazer e este ano não foi exceção. Prova disso mesmo é o Subaru STI E-RA, um protótipo de um supercarro elétrico que a Subaru quer levar para as pistas.

Integrado no projeto «STI E-RA Challenge Project» que tem como objetivo o de “ganhar experiência e testar novas tecnologias no mundo da competição para preparar a era da neutralidade carbónica”, o STI E-RA apresenta números impressionantes.

Equipado com quatro motores elétricos (um por roda) fornecidos pela Yamaha, o supercarro da Subaru movido a eletrões oferece um total de 800 kW ou 1088 cv de potência — curiosamente a mesma potência do Porsche Mission R, outro protótipo elétrico com os olhos postos na competição. A alimentar os motores encontramos uma bateria com 60 kWh de capacidade.

LEIAM TAMBÉM: Toyota, Subaru e Mazda formam aliança para «salvar» motor de combustão interna

A caminho das pistas

Com a designação E-RA a ser sinónimo de «Electric Record Attempt» não é de estranhar que a Subaru tenha ambiciosos planos para o seu protótipo.

Assim, depois de completar um rigoroso programa de testes «em casa», o Subaru STI E-RA deverá visitar o famoso Nürburgring já em 2023. O objetivo? Percorrer o mítico «inferno verde» em menos de 6min40s, um tempo inferior aos 6min45,90s alcançados pelo NIO EP9 em 2017, mas ainda assim (bastante) superior aos 6min05,336s conseguidos pelo também elétrico Volkswagen ID.R.

Subaru STI E-RA

Para conseguir um tempo tão impressionante num traçado tão exigente o Subaru STI E-RA vale-se não só da tração integral oferecida pelos quatro motores, como de um complexo sistema de vectorização de binário capaz de ajustar a travagem e a entrega de força roda a roda.

LEIAM TAMBÉM: De série. Todas as Subaru Levorg têm um airbag para peões

Contudo, não é só para bater recordes que o Subaru STI E-RA conta com esta configuração de quatro motores, um por cada roda.

Subaru STI E-RA
O Subaru STI E-RA parece um protótipo das provas de resistência.

É que esta configuração é precisamente a permitida pela FIA para a nova classe E-GT que aquele organismo se prepara para lançar para as pistas em 2023, alimentando assim os rumores de que a marca nipónica pode estar a preparar a sua entrada na categoria.

Sabe esta resposta?
Sob que outra marca foi vendido o Subaru Forester?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Não estão a ver mal, o Subaru Forester também foi um Chevrolet