Notícias Solterra. O primeiro elétrico da Subaru é também o «irmão» do Toyota bZ4x

Apresentação

Solterra. O primeiro elétrico da Subaru é também o «irmão» do Toyota bZ4x

O Subaru Solterra é o primeiro modelo totalmente elétrico da marca, chega à Europa na segunda metade do próximo ano e tem o Toyota bZ4x como parente mais próximo.

Subaru Soterra

A Subaru acaba de apresentar o seu primeiro totalmente elétrico. Chama-se Solterra (resulta da junção das palavras Sol e Terra), identifica-se como um SUV e pode ser visto como o «irmão» do Toyota bZ4x, que foi apresentado há cerca de duas semanas.

Depois do BRZ e do GT86 (que na segunda geração foi rebatizado de GR 86), a Toyota e a Subaru voltaram a colaborar proximamente no desenvolvimento do bZ4x e do Solterra, partilhando praticamente tudo entre si.

Por outras palavras, o Solterra dá início a um novo capítulo à marca com Shibuya, no Japão, capítulo esse que também vai passar pela Europa, onde este SUV começará a ser vendido na segunda metade de 2022.

A NÃO PERDER: Subaru Impreza WRX STi Spec C com jantes de ferro? O que se passa aqui?
Subaru Soterra

Aparência em tudo semelhante

Como seria de esperar, o Solterra apresenta um desenho praticamente decalcado do seu «irmão» bZ4x, caracterizado por linhas angulares e vincos pronunciados.

LEIAM TAMBÉM: Este é o novo Toyota GR 86. Alguém pediu um desportivo à «moda antiga»?
Subaru Soterra

Contudo, há alguns elementos que lhe oferecem alguma distinção, como por exemplo a grelha dianteira, com um painel hexagonal, e os faróis dianteiros, que contam com uma segunda barra de iluminação.

Interior decalcado do bZ4x

Já o interior foi totalmente decalcado do Toyota bZ4x, com exceção natural para os logótipos da Subaru.

Destaca-se o painel de instrumentos digital com 7” e o enorme ecrã tátil montado em posição central, que tal como acontece no bZ4x deverá ter um sistema multimédia a permitir atualizações remotas (over the air).

Além de sofisticado e com materiais suaves, o Solterra vai permitir um habitáculo espaçoso, sobretudo ao nível dos bancos traseiros, e deverá oferecer uma capacidade de bagageira razoável (a Subaru ainda não anunciou o valor final, mas o «irmão» bZ4x anuncia 452 litros de capacidade).

Duas versões disponíveis

Quando chegar ao mercado, na segunda metade de 2022, o Subaru Solterra vai apresentar-se com duas versões distintas: uma com um motor elétrico (150 kW ou 204 cv) e tração dianteira e outra com dois motores (160 kW ou 218 cv) e tração total, sendo que esta última vai contar com os modos AWD X-Mode e Grip Control para lidar com as condições de aderência mais difíceis.

Subaru Soterra
O Subaru Solterra tem 4,69 m de comprimento e 1,65 m de altura. Quanto à massa, a versão de tração traseira anuncia 1930 kg e a de tração às quatro rodas 2020 kg.

Em qualquer um dos casos a bateria de iões de lítio que alimenta o sistema elétrico tem 71,4 kW de capacidade e oferece até 530 km de autonomia na versão de tração dianteira e até 460 km de autonomia na versão com tração total.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Biagini Passo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Biagini Passo, o Volkswagen T-Roc Cabrio dos anos 90
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Biagini Passo, o Volkswagen T-Roc Cabrio dos anos 90