Notícias SELVAGEM. Ford Bronco Raptor com mais de 400 cv e aptidões “off-road” aumentadas

Apresentação

SELVAGEM. Ford Bronco Raptor com mais de 400 cv e aptidões “off-road” aumentadas

Não vem para a Europa, mas deixa-nos com «água na boca». Este é o Ford Bronco Raptor, o mais brutal de todos.

Ford Bronco Raptor Ver o vídeo

Era a versão mais aguardada do Bronco e a Ford resolveu finalmente mostrá-la. Falamos do Ford Bronco Raptor, a versão mais potente e radical do todo o terreno norte-americano.

Nesta especificação, o Bronco conta com um chassis melhorado, com um curso de suspensão maior, com vias dilatadas e com maior altura ao solo.

Quanto ao motor, trata-se de um bloco V6 biturbo EcoBoost de 3.0 litros que a Ford diz que produz mais de 400 hp (406 cv), ainda que não especifique os números finais.

A NÃO PERDER: Land Rover Defender e Ford Bronco num «braço de ferro». Qual o mais forte?
Ford Bronco Raptor
Grelha dianteira é específica das versões Raptor.

A marca da oval azul garante que este motor terá uma afinação especial para o Bronco Raptor e que será auxiliado por um novo sistema de admissão e por um sistema de escape específico.

Quanto à transmissão, a única disponível é a já conhecida caixa automática de 10 velocidades, com conversor de binário. Destacam-se os eixos de transmissão maiores, a embraiagem mais resistente, os eixos Dana melhorados e o sistema de tração integral com uma caixa de transferência específica.

Ford Bronco Raptor

O Bronco Raptor está, por isso, preparado para responder aos exercícios mais exigentes, com a marca norte-americana a confessar que se inspirou nos carros de competição Ultra4.

LEIAM TAMBÉM: V8 do Hellcat, mais de 700 cv! Ram 1500 TRX, o pior pesadelo da Ford F-150 Raptor

E isso também se faz sentir ao nível da suspensão, com amortecedores semiactivos Fox, semelhantes aos que encontramos na F-150 Raptor. Por comparação com um Bronco «convencional», a suspensão deste Raptor tem um curso 60% maior no eixo dianteiro e 40% no eixo posterior.

Ford Bronco Raptor

A Ford também destaca o aumento de 50% no que à rigidez torsional diz respeito, a altura ao solo mínima de 33,2 cm e a capacidade de vau, fixada nos 94 cm. A somar a isto, a largura do conjunto é agora quase 25 cm (!) superior.

O que muda na imagem?

Este aumento ao nível da largura contribui de forma muito significativa para a maior presença em estrada deste Bronco Raptor, que conta com jantes de 17” do tipo Beadlock montadas em pneus BFGoodrich K02 de 37″ de diâmetro.

Ford Bronco Raptor
O Bronco “normal” e o Raptor lado a lado.

Destaca-se também a grelha específica Raptor na dianteira, com o lettering “Ford” a substituir a denominação do modelo, e o para-choques dianteiro, da Ford Performance, bastante mais proeminente.

A NÃO PERDER: Nova Ford Ranger Raptor deixa-se ouvir e parece ser… a gasolina

Já no habitáculo o que mais salta à vista são os bancos e o volante Ford Performance e a instrumentação digital de 12”, que conta com grafismos específicos desta versão Raptor.

Quando chega?

Infelizmente, o Ford Bronco Raptor não vai atravessar o Atlântico e ser vendido na Europa. Contudo, sabe-se que as encomendas nos Estados Unidos da América vão arrancar no próximo mês de março, com as primeiras unidades a chegarem só lá mais para o final do ano.

Os preços do “Bronco mais brutal de sempre”, como a Ford o classifica, ainda não foram divulgados.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Ford Puma ST?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ford Puma ST (200 cv). Escolhiam este ou o Fiesta ST?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ford Puma ST (200 cv). Escolhiam este ou o Fiesta ST?