Apresentação
SELVAGEM. Ford Bronco Raptor com mais de 400 cv e aptidões “off-road” aumentadas
Não vem para a Europa, mas deixa-nos com «água na boca». Este é o Ford Bronco Raptor, o mais brutal de todos.
Era a versão mais aguardada do Bronco e a Ford resolveu finalmente mostrá-la. Falamos do Ford Bronco Raptor, a versão mais potente e radical do todo o terreno norte-americano.
Nesta especificação, o Bronco conta com um chassis melhorado, com um curso de suspensão maior, com vias dilatadas e com maior altura ao solo.
Quanto ao motor, trata-se de um bloco V6 biturbo EcoBoost de 3.0 litros que a Ford diz que produz mais de 400 hp (406 cv), ainda que não especifique os números finais.
A NÃO PERDER: Land Rover Defender e Ford Bronco num «braço de ferro». Qual o mais forte?
A marca da oval azul garante que este motor terá uma afinação especial para o Bronco Raptor e que será auxiliado por um novo sistema de admissão e por um sistema de escape específico.
Quanto à transmissão, a única disponível é a já conhecida caixa automática de 10 velocidades, com conversor de binário. Destacam-se os eixos de transmissão maiores, a embraiagem mais resistente, os eixos Dana melhorados e o sistema de tração integral com uma caixa de transferência específica.

O Bronco Raptor está, por isso, preparado para responder aos exercícios mais exigentes, com a marca norte-americana a confessar que se inspirou nos carros de competição Ultra4.
LEIAM TAMBÉM: V8 do Hellcat, mais de 700 cv! Ram 1500 TRX, o pior pesadelo da Ford F-150 RaptorE isso também se faz sentir ao nível da suspensão, com amortecedores semiactivos Fox, semelhantes aos que encontramos na F-150 Raptor. Por comparação com um Bronco «convencional», a suspensão deste Raptor tem um curso 60% maior no eixo dianteiro e 40% no eixo posterior.

A Ford também destaca o aumento de 50% no que à rigidez torsional diz respeito, a altura ao solo mínima de 33,2 cm e a capacidade de vau, fixada nos 94 cm. A somar a isto, a largura do conjunto é agora quase 25 cm (!) superior.

O que muda na imagem?
Este aumento ao nível da largura contribui de forma muito significativa para a maior presença em estrada deste Bronco Raptor, que conta com jantes de 17” do tipo Beadlock montadas em pneus BFGoodrich K02 de 37″ de diâmetro.

Destaca-se também a grelha específica Raptor na dianteira, com o lettering “Ford” a substituir a denominação do modelo, e o para-choques dianteiro, da Ford Performance, bastante mais proeminente.
A NÃO PERDER: Nova Ford Ranger Raptor deixa-se ouvir e parece ser… a gasolinaJá no habitáculo o que mais salta à vista são os bancos e o volante Ford Performance e a instrumentação digital de 12”, que conta com grafismos específicos desta versão Raptor.

Quando chega?
Infelizmente, o Ford Bronco Raptor não vai atravessar o Atlântico e ser vendido na Europa. Contudo, sabe-se que as encomendas nos Estados Unidos da América vão arrancar no próximo mês de março, com as primeiras unidades a chegarem só lá mais para o final do ano.
Os preços do “Bronco mais brutal de sempre”, como a Ford o classifica, ainda não foram divulgados.
Sabe responder a esta?
Qual a potência do Ford Puma ST?
Não acertou..
Mas pode descobrir a resposta aqui::
Ford Puma ST (200 cv). Escolhiam este ou o Fiesta ST?Em cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Ford Puma ST (200 cv). Escolhiam este ou o Fiesta ST?Mais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL