Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Apresentação

Vision Gran Turismo. O supercarro elétrico da Porsche, só para o mundo virtual

Criado para o Gran Turismo 7, o Porsche Vision Gran Turismo é o primeiro «modelo» criado pela marca de Estugarda exclusivamente para o jogo.

Depois de marcas como a Audi, a Bugatti, a Jaguar, a McLaren ou a Toyota, também a Porsche criou um protótipo exclusivamente pensado para a saga Gran Turismo. O resultado foi o Porsche Vision Gran Turismo que será «lançado» no Gran Turismo 7.

A Porsche foi, durante muito tempo, uma das marcas ausentes do Gran Turismo. Se bem se recordam, até 2017, o mais próximo que tínhamos dos seus modelos no Gran Turismo eram os RUF, situação que se alterou a partir de .

Apesar de se destinar exclusivamente ao «mundo virtual», a Porsche não deixou de criar um protótipo físico e à escala real do Vision Gran Turismo, antecipando aquelas que podem muito bem vir a ser as linhas dos futuros desportivos elétricos da marca alemã.

A NÃO PERDER: Team Fordzilla P1. Carro virtual da Ford agora é um simulador de gaming

Inspirado pelo passado, focado no futuro

Apesar de pensado para o mundo virtual (e 100% elétrico), o Porsche Vision Gran Turismo não esquece as suas origens e são vários os elementos de design que denunciam a inspiração noutros modelos da marca de Estugarda.

Na dianteira, os faróis numa posição muito baixa e o aparência depurada traz à memória o Porsche 909 Bergspyder de 1968; as proporções são típicas dos modelos Porsche com motor central traseiro e a faixa de luz na traseira não esconde a inspiração nos atuais 911 e Taycan.

Já a canópia dá acesso a um habitáculo onde o titânio e o carbono marcam presença e no qual o painel de instrumentos holográfico parece «flutuar» por cima do volante.

Porsche Vision Gran Turismo

Os números do Vision Gran Turismo

Apesar de se tratar de um protótipo para apenas funcionar no mundo virtual, a Porsche não deixou de revelar as especificações técnicas e de performance do Vision Gran Turismo.

Para começar, a bateria que alimenta os motores que enviam binário às quatro rodas conta com 87 kWh de capacidade e permite 500 km de autonomia (e sim, medida de acordo com o ciclo WLTP).

LEIAM TAMBÉM: Bentley: “é mais fácil desenvolver os nossos carros a partir de uma base da Audi do que da Porsche”

Quanto à potência, essa está, normalmente, nos 820 kW (1115 cv), podendo com o modo overboost e o launch control ascender aos 950 kW (1292 cv). Tudo isto permite a este protótipo acelerar até aos 100 km/h em 2,1s, até aos 200 km/h em 5,4s e alcançar os 350 km/h.

Acerca do envolvimento da Porsche no Gran Turismo, Robert Ader, vice-presidente de Marketing da Porsche AG afirmou: “a parceria com a Polyphony Digital e o Gran Turismo é perfeita para a Porsche pois o desporto automóvel — seja ele real ou virtual — faz parte do nosso ADN”.

Para conduzir, virtualmente, o novo Porsche Vision Gran Turismo, teremos de aguardar pelo lançamento do Gran Turismo 7, que está agendado para 4 de março de 2022.

Sabe responder a esta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

C88. Fica a conhecer o “Dacia Logan” da Porsche para a China

Mais artigos em Notícias