Notícias Novo Opel Astra chega em 2022. Renovado Grandland também

NOVIDADES 2022

Novo Opel Astra chega em 2022. Renovado Grandland também

Em 2022 teremos a chegada da nova geração do Opel Astra, a última com motores de combustão, e a renovação do Grandland.

Opel Astra Sports Tourer 2022

O Opel Astra viu ser revelada uma nova geração em setembro de 2021 e até já o conduzimos, mas a chegada a «terras» portuguesas só vai acontecer no primeiro trimestre de 2022. Vem com um novo design, mais tecnologia e novas motorizações.

Pela primeira vez o Astra deixa a base técnica da General Motors e adota a mesma base mecânica do novo Peugeot 308 e do DS 4 (EMP2). E como se isso já não fosse suficientemente marcante, este será ainda o último Astra a usar motores de combustão: Opel será 100% elétrica a partir de 2028.

Não faltam, por isso, motivos de interesse ao novo Opel Astra, que será a grande novidade da marca de Rüsselsheim para o próximo ano.

A NÃO PERDER: As 100 NOVIDADES para 2022 que têm de conhecer

Por fora, o design é totalmente novo, com o novo Astra a adotar a face Vizor e uma assinatura luminosa muito rasgada, detalhes aos quais se somam uma linha de ombros musculada e um pilar traseiro muito inclinado.

Mas por dentro a revolução é tão ou maior do que por fora e é notória a aposta na digitalização e conectividade.

E as motorizações?

O novo Astra vai estar disponível pela primeira vez com versões híbridas plug-in (PHEV) e em 2023 vai receber uma variante exclusivamente elétrica (Astra-e). Contudo, por agora, vai continuar a oferecer motorizações Diesel e a gasolina.

Opel Astra L

As versões híbridas plug-in, que são duas, têm por base um motor 1.6 turbo a gasolina, um motor elétrico de 81 kW (110 cv) e uma bateria de iões de lítio de 12,4 kWh. A versão menos potente terá uma potência máxima combinada de 180 cv e a mais potente de 225 cv.

A NÃO PERDER: Novo Opel Astra já está disponível para encomenda. Todos os preços

Quanto às versões de combustão, elas terão por base apenas dois motores: o 1.2 turbo de três cilindros a gasolina com 130 cv e o 1.5 turbo Diesel com 130 cv. Em ambos os casos podem ser associados a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma caixa automática de oito relações.

E a carrinha Astra Sports Tourer?

No início deste mês e como não podia deixar de ser, a esperada carrinha do Astra, a Sports Tourer, acompanha a imagem (exterior e interior) do modelo de cinco portas, mas destaca-se, claro está, pelo espaço extra que oferece.

Opel Astra Sports Tourer 2022

Relativamente à antecessora, a nova Astra Sports Tourer consegue a proeza de ser mais curta (menos 60 mm, mas curiosamente, mais longa em 70 mm entre os eixos), mas anuncia uma capacidade da bagageira superior, o que revela um aproveitamento do espaço otimizado.

A nova carrinha alemã anuncia 608 l de capacidade (contra os 540 l da geração anterior), valor que pode ser ampliado até aos 1634 l com o rebatimento dos bancos traseiros. Já nas versões eletrificadas estes números caem para 548 l e 1574 l, respetivamente.

Opel Astra Sports Tourer 2022

A maior diferença para o carro está mesmo na data de chegada ao mercado. É que se o Astra «carro» chega no primeiro trimestre de 2022, a nova Opel Astra Sports Tourer só estará disponível no segundo semestre do próximo ano.

Grandland também foi renovado

Mas nem só de Astra se fará o ano de 2022 da Opel. O SUV Grandland foi renovado e chega com ambições elevadas, apesar de ter perdido o “X” na sua designação.

Opel Grandland

Trata-se apenas de um restyling, mas visualmente destaca-se a nova dianteira, que também passou a incorporar a identidade visual Vizor, como referimos acima sobre o Astra.

No interior, várias mudanças foram efetuadas de forma a tornar este SUV da Opel mais atual. A maior alteração é mesmo a disposição do tabliê, que segue aquilo que já tínhamos visto, por exemplo, no novo Mokka, colocando dois ecrãs lado a lado, um para a instrumentação e outro para o sistema de infoentretenimento.

Opel Grandland
O interior é totalmente novo e agradavelmente ergonómico.

A gama do Opel Grandland conta com quatro motorizações: uma a gasolina, uma Diesel e duas híbridas plug-in, sendo que na mais potente, a Hybrid4, o Grandland conjuga um 1.6 turbo com 200 cv com dois motores elétricos para produzir uma potência combinada de 300 cv.

LEIAM TAMBÉM: Opel Grandland renovado. Já o conduzimos e sabemos quanto vai custar

O renovado Opel Grandland já está disponível para encomenda no nosso país, mas as primeiras unidades só deverão chegar em março de 2022.

Sabe esta resposta?
Até que ano foi vendido o Opel Corsa GT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Raro Opel Corsa GT de ’87 descoberto no Porto
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Raro Opel Corsa GT de ’87 descoberto no Porto