Notícias Opel Astra Sports Tourer. Mais pequena que a antecessora, mas a bagageira cresceu

Apresentação

Opel Astra Sports Tourer. Mais pequena que a antecessora, mas a bagageira cresceu

Depois do carro a carrinha. A Opel Astra Sports Tourer foi revelada e oferece mais de 600 l de capacidade de bagageira.

Opel Astra Sports Tourer 2022 Ver vídeo

Após a revelação em setembro da berlina de dois volumes e cinco portas, a Opel levanta agora o pano sobre a Astra Sports Tourer, a já esperada carrinha do familiar alemão.

Cresce 268 mm em comprimento relativamente ao carro, fixando-se nos 4642 mm, alongamento que também se reflete na distância entre eixos, ampliada em 57 mm até aos 2732 mm. Também é mais alta em 39 mm (1480 mm).

Relativamente à antecessora, a nova Astra Sports Tourer consegue a proeza de ser mais curta (menos 60 mm, mas curiosamente, mais 70 mm entre os eixos), mas com uma capacidade da bagageira superior, o que revela um superior aproveitamento do espaço.

VEJAM TAMBÉM: Nova Peugeot 308 SW já está disponível para encomenda. Todos os preços
Opel Astra Sports Tourer 2022

A nova carrinha alemã anuncia 608 l de capacidade contra os 540 l da geração anterior, valor que pode ser ampliado até aos 1634 l com o rebatimento assimétrico das costas dos bancos traseiro (40:20:40). O valor da bagageira desce para entre 548 l e 1574 l caso optemos por uma das motorizações híbridas plug-in, pois a bateria fica alojada por baixo do piso da bagageira.

A abertura e fecho do portão da bagageira é elétrico e pode ser acionado com um movimento do pé sob o para-choques traseiro e o plano de carga está apenas a 600 mm de altura do solo.

‘Intelli-Space’

Não é só na oferta de mais espaço na bagageira que as variantes apenas com motor de combustão ganham vantagem em relação às híbridas plug-in. As Opel Astra Sports Tourer só a combustão têm ainda o volume de carga otimizado com o sistema ‘Intelli-Space’.

Opel Astra Sports Tourer 2022

Trata-se de um piso de carga móvel, diz a Opel, facilmente ajustável apenas com uma mão, numa posição mais elevada ou baixa e até posicioná-la num ângulo de 45º.

Outro detalhe que incrementa a versatilidade de uso, mais uma vez, nas versões apenas a combustão, tem a ver com a possibilidade de arrumar a cobertura retrátil da bagageira por baixo do piso da bagageira, independentemente da posição do piso móvel, se na mais elevada ou mais baixa.

Opel Astra Sports Tourer 2022

Por fim, o acesso aos kits de reparação de pneus e de primeiros socorros pode ser feito não só pela bagageira, como pelos bancos traseiros, estando também alojados por baixo do piso da bagageira. O que significa que não é necessário esvaziar a bagageira caso um destes kits seja necessário.

Astra Sports Tourer no segundo semestre de 2022

De resto, a nova Opel Astra Sports Tourer partilha tudo com o carro, incluindo as motorizações que podem ser a gasolina, Diesel ou híbridas plug-in.

Opel Astra Sports Tourer 2022

Assim temos um 1.2 Turbo a gasolina de três cilindros que pode ter 110 cv ou 130 cv ou um 1.5 Turbo D (gasóleo) de 130 cv. O 1.2 Turbo de 130 e o 1.5 Turbo D podem ser associados ou a uma caixa manual de seis velocidades ou a uma automática de oito velocidades.

TÊM DE VER: Novo Opel Astra (vídeo). O último com motor a combustão

A encimar a gama temos duas motorizações híbridas plug-in, com 180 cv ou 225 cv — combinação entre 1.6 Turbo de, respetivamente, 150 cv ou 180 cv com motor elétrico de 110 cv —, com uma transmissão automática eletrificada de oito velocidades. De momento não foi anunciada uma autonomia elétrica, mas não deverá divergir dos 60 km do Astra carro.

Apesar de já ter sido revelada, a nova Opel Astra Sports Tourer está prevista ser lançada apenas no segundo semestre de 2022. Não foram avançados ainda preços, mas os do carro são já conhecidos, com os da carrinha a serem, tradicionalmente, um pouco mais elevados.