Notícias Mazda MX-5 vai curvar melhor em 2022. O que mudou?

Apresentação

Mazda MX-5 vai curvar melhor em 2022. O que mudou?

Esteticamente inalterado e sem novidades mecânicas, o revisto Mazda MX-5 «guardou» as estreias para as ligações ao solo.

Numa altura em que muito se discute o futuro do Mazda MX-5, a atual geração, a ND, foi alvo de vários melhoramentos.

Visualmente inalterado, o revisto MX-5 só é identificável nas variantes que se apresentarem com a nova cor “Platinum Quartz Metallic” e com o interior com os também novos acabamentos em couro “Terracotta Nappa”.

Depois de há um ano ter recebido ligação wireless para Apple CarPlay e várias tecnologias de segurança ativa como a travagem de emergência, assistência de mudança de faixa, deteção de fadiga, faróis adaptativos LED, desta vez o roadster nipónico não houve quaisquer novidades no campo da conectividade ou segurança.

A NÃO PERDER: Neste dia, o Mazda MX-5 foi o melhor carro do mundo…

Também no que às motorizações diz respeito manteve-se tudo inalterado, com o Mazda MX-5 a continuar fiel aos motores Skyactiv-G com 1.5 l ou 2.0 l e 132 cv ou 184 cv, respetivamente. Posto isto, afinal o que traz de novo o revisto MX-5?

KPC vem melhorar o que já era bom

A grande novidade para 2022 do Mazda MX-5 chama-se “Kinematic Posture Control” (KPC) e é um sistema que, de acordo com a Mazda, vem melhorar o já de si bom comportamento dinâmico do roadster japonês.

Desenvolvido exclusivamente para o MX-5, este sistema é capaz de identificar as diferenças de velocidade entre as rodas traseiras ao curvar, acionando ligeiramente o travão da roda interior, estabilizando o carro e reduzindo o adornar da carroçaria.

Mazda MX-5
Nesta imagem podemos ver os efeitos do sistema KPC.

Segundo a marca de Hiroshima, este sistema é particularmente útil em estradas com piso mais degradado e em curvas com forças G maiores. Oferecido de série, o sistema KPC não veio acrescentar qualquer quilograma ao ainda leve MX-5.

Com chegada ao mercado europeu prevista já para janeiro de 2022. Já em Portugal o lançamento está previsto para o trimestre, não tendo sido revelados os preços do revisto MX-5.

Nota: artigo atualizado às 15 horas de 16 de dezembro com dados específicos para o mercado nacional.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Mazda 323 GT-R