Notícias RZ 450e. Lexus antecipa o seu novo crossover 100% elétrico

Apresentação

RZ 450e. Lexus antecipa o seu novo crossover 100% elétrico

O Lexus RZ 450e será o primeiro modelo da ofensiva elétrica da Lexus e tem chegada ao mercado prevista para 2022.

Lexus RZ 450e

Até 2030 a Lexus vai ser uma marca apenas 100% elétrica na Europa, América do Norte e China e um dos primeiros modelos dessa ofensiva é, precisamente, o Lexus RZ, cuja chegada está prevista já para 2022.

Inicialmente antecipado pelo protótipo LF-Z Electrified revelado há uns meses, o crossover 100% elétrico da Lexus foi previsto esta semana por mais um protótipo, o RZ, aquando da revelação dos ambiciosos planos de eletrificação da Toyota e da Lexus.

Agora, a marca nipónica mostrou mais um pouco do seu primeiro modelo exclusivamente elétrico e revelou um conjunto de teasers muito reveladores, como a sua designação oficial: Lexus RZ 450e.

A NÃO PERDER: E3. A nova plataforma para híbridos e elétricos da Toyota só para a Europa
Lexus RZ 450e

O que já sabemos

O Lexus RZ 450e assume-se como um crossover 100% elétrico de linhas com contornos mais desportivos. Sem grande surpresa, assenta sobre a arquitetura e-TNGA da Toyota, partilhada com os Toyota bZ4x e Subaru Solterra.

Apesar de partilhar a plataforma com estes também dois crossovers, o RZ 450e terá, segundo o vice-presidente da Lexus para a Europa, Pascal Ruch, uma afinação específica pois a prioridade da marca passa por levar “a experiência de condução a outro nível”.

Entre essas alterações contam-se motores elétricos mais leves e compactos, uma maior rigidez estrutural e ainda o novo sistema de tração integral variável da Lexus, o Direct4.

Porém, as características técnicas do novo modelo da Lexus continuam a ser desconhecidas. Contudo, é provável que os números do elétrico da Lexus sejam superiores aos anunciados pela versão de tração integral do Toyota bZ4x.

VEJAM TAMBÉM: Testámos o UX 300e, o primeiro elétrico da Lexus. Ficámos convencidos?

Caso não se recordem, a versão AWD do modelo da Toyota conta com dois motores elétricos, um por eixo, cada um deles com 80 kW (109 cv) totalizando 218 cv de potência máxima e 336 Nm de binário. Já a bateria de iões de lítio de 71,4 kWh deverá garantir, diz a Toyota, mais de 450 km de autonomia.

Lexus RZ
Além dos teasers, o RZ deixou-se ver durante a apresentação da ofensiva elétrica da Lexus e Toyota.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Lexus UX 250h?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Lexus UX 250h. O que vale a resposta nipónica?