Notícias Parece um Yaris, mas é mesmo o novo Mazda2 Hybrid

Apresentação

Parece um Yaris, mas é mesmo o novo Mazda2 Hybrid

Baseado no Toyota Yaris, o novo Mazda Mazda2 Hybrid vem juntar-se ao mais pequeno Mazda2 somente a gasolina que já conhecemos.

Mazda2 Hybrid

Já antecipado num conjunto de fotos-espia, o Mazda2 Hybrid confirmou aquilo que já esperávamos: é igual ao Toyota Yaris no qual se baseia.

As diferenças entre o Mazda2 Hybrid e o Yaris resumem-se aos logótipos, ao lettering na traseira e ainda às jantes. Tudo o resto é igual ao modelo que foi eleito Car of the Year 2021.

O Mazda2 Hybrid, tal como o nome indica, apenas estará disponível com uma motorização híbrida, a mesma que equipa o Yaris. Assim, temos um 1.5 l de três cilindros associado a um sistema híbrido que debita 116 cv de potência máxima combinada e 141 Nm de binário combinado.

A NÃO PERDER: Toyota, Subaru e Mazda formam aliança para «salvar» motor de combustão interna
Mazda2 Hybrid

Ao contrário do que seria de esperar, a chegada do Mazda2 Hybrid não é sinónimo do desaparecimento do Mazda2 atual, com ambos a serem comercializados em paralelo. O Mazda2 Hybrid vai ser, assim, o primeiro modelo híbrido vendido pela Mazda no mercado Europeu.

Uma parceria bem mais extensa

Na base do nascimento do Mazda2 Hybrid está uma aliança entre a Mazda e a Toyota que foi inicialmente estabelecida em 2015. As duas marcas japonesas têm colaborado, desde então, em diversos campos, desde a construção de uma fábrica nos EUA ao uso do sistema híbrido da Toyota por parte da Mazda.

Em 2020 a Mazda já se tinha associado à Toyota para o contabilizar das emissões de CO2 para 2020. Agora, a chegada de um utilitário híbrido é mais uma “ferramenta”  para reduzir a sua média de emissões.

Se bem se recordam, esta não é a primeira vez que a Mazda recorre ao badge engineering. Na década de 1990 o Mazda 121 era um Ford Fiesta com outra grelha, novos logótipos e uma peculiar faixa preta no portão da bagageira.

Ainda sem preços, o Mazda2 Hybrid estará disponível em três versões — Pure, Agile e Select — e deverá ser lançado no mercado europeu na primavera de 2022.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Mazda 323 GT-R?