Notícias Porsche Macan. Próxima geração vai ser só elétrica

Fotos-espia

Porsche Macan. Próxima geração vai ser só elétrica

O futuro do Porsche Macan será apenas elétrico e novas fotos-espia deixam ver mais detalhes sobre o que esperar do novo modelo.

Porsche Macan elétrico fotos-espia
© Razão Automóvel

Um trio de protótipos de teste do futuro Porsche Macan foi «apanhado» na estrada, deixando ver mais alguns detalhes sobre a próxima geração do SUV alemão.

Lembramos que tudo vai mudar para o próximo Macan, que abandonará os motores de combustão e será oferecido exclusivamente como um elétrico.

Previsto para 2023 (com a sua revelação a acontecer, provavelmente, ainda durante 2022), no entanto, o atual Macan a combustão continuará a ser vendido em paralelo com a nova geração durante algum tempo; aliás, durante o verão foi dada a conhecer uma versão atualizada do SUV.

VEJAM TAMBÉM: Novo Porsche Taycan GTS veio acompanhado por uma nova Sport Turismo

Nestas novas fotos-espia podemos ver novos detalhes do futuro Macan, como por exemplo, o spoiler traseiro retrátil na sua posição aberta num dos protótipos de teste.

Apesar da camuflagem grosseira dos protótipos é possível perceber que o Macan elétrico também vai «ceder» à solução de faróis bipartidos que agracia tantos modelos, com as luzes diurnas no topo — com a já típica assinatura da Porsche de quatro «pontos» luminosos — e os faróis num nicho separado mais abaixo.

De perfil, o contorno da área vidrada também é enganador: a suposta terceira janela lateral, presente no pilar C não é mais que uma ilusão. Como ilusórios são também os escapes traseiros; afinal, trata-se de um veículo elétrico.

O primeiro com a PPE

A segunda geração do Macan não deverá herdar nada da geração atual, exceção feita ao nome. O novo SUV da marca de Estugarda assentará sobre uma plataforma distinta, estreando a nova PPE (Premium Platform Electric), específica para elétricos e desenvolvida a meias com a Audi.

Além do Macan, a PPE também servirá de base aos futuros Audi Q6 e-tron e A6 e-tron. O primeiro também já foi «apanhado» pelos fotógrafos e o segundo foi antecipado em abril passado, no Salão de Xangai, sob a forma de protótipo.

De momento ainda não se conhecem pormenores sobre a cadeia cinemática do novo Macan, mas segundo Michael Steiner, o responsável máximo pela engenharia na Porsche, é de esperar, como é habitual, múltiplas versões do SUV, subindo até aos Turbo e Turbo S. Steiner reforça ainda que o futuro Macan terá uma gama mais ampla do que o também 100% elétrico Taycan.