Vídeos
O SUV BMW mais rápido de sempre. Primeiro teste ao BMW X4 M Competition (2022)
Fomos até a Munique, na Alemanha, para ter um primeiro contacto com o SUV mais rápido de sempre da BMW: o renovado X4 M Competition.

É grande, potente e vistoso (ainda mais neste “Amarelo São Paulo”), e o renovado BMW X4 M Competition é também o SUV mais rápido de sempre da marca bávara.
Mas para o ser obriga-nos a selecionar o M Driver’s Package na sua extensa lista de opcionais, como é apanágio da BMW: só assim alcança os declarados 285 km/h merecedores do título.
O X4 M Competition tem, no entanto, mais atributos que apenas o da velocidade. O Guilherme Costa foi a Munique, Alemanha, conduzir o SUV de alta performance, levando-nos a descobrir as suas características, qualidades e… defeitos do renovado X4 M Competition:
https://youtu.be/at08cZdHdS8
VEJAM TAMBÉM: BMW X3 e X4 foram renovados. Há mais novidades para lá do maior “duplo rim”De «cara lavada» e mais sofisticação no interior
Uma frente redesenhada, com novos faróis LED, um duplo rim de maiores dimensões e entradas de ar mais amplas, concentram as principais diferenças exteriores para o BMW X4 M Competition que já conhecíamos. No interior também não faltam novidades: recebeu a consola central do Série 4 e passou a ostentar um ecrã tátil central de 12,3″ que permite aceder ao sistema de infoentretenimento (que também evoluiu para a versão 7.0).
Tratando-se de um “M”, no entanto, o interesse desta máquina acaba sempre por «girar» à volta da mecânica e do chassis. Nesta atualização, a BMW M manteve os níveis de potência do seis cilindros em linha turbocomprimido de 3,0 l (S58) nuns muito saudáveis 510 cv, mas o binário deu um salto de 50 Nm, para os 650 Nm — cortesia de ter recebido a evolução mais recente do S58, estreada nos novos M3 e M4.

Conjugado com uma caixa automática de oito velocidades e tração às quatro rodas — como já acontecia —, o X4 M Competition até conseguiu melhorar o seu registo nos 0-100 km/h, atingidos agora nuns muito rápidos 3,8s, 0,3s a menos do que antes.
Descubra o seu próximo carro:
Impressionante, mas não é um M4 Competition
A aceleração impressiona, assim como a performance global deste SUV «de corridas», registando valores que eram apenas do domínio de desportivos e superdesportivos não faz assim tantos anos. Não se fica pela performance, pois as capacidades dinâmicas também acabam por impressionar.

E apesar do BMW X4 M Competition ser um exemplo claro de como a engenharia automóvel consegue contornar as limitações inerentes a uma tipologia longe de ser a mais adequada a estes tratamentos, as leis da física mantém-se invioláveis: o mais baixo e leve M4 Competition, com a mesma cadeia cinemática, será sempre o mais rápido e… envolvente.
TÊM DE VER: Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio (510 cv). BMW M ou Mercedes-AMG fazem melhor?Dito isto, não podemos descartar o X4 M Competition logo à partida. Consegue também entusiasmar e envolver q.b. quando em modo «faca nos dentes». Mas é a sua carroçaria mais volumosa que acaba por lhe dar uma versatilidade de uso que um M4 Competition ou mesmo um M3 Competition não conseguem plenamente.

E mesmo que, como o Guilherme refere no vídeo, propostas como o BMW X4 M Competition não pareçam fazer muito sentido, consegue aliar performances avassaladoras com uma carroçaria que continua a estar entre as mais apetecidas do mercado.
Quanto custa?
O atualizado BMW X4 M Competition já se encontra disponível no mercado nacional, com o seu preço a arrancar nos 130 300 euros, sete mil euros a mais que o novo M3 Competition M xDrive e perto de seis mil euros acima do também novo M4 Competition M xDrive.
Primeiras impressões
Preço
Data de comercialização: Novembro 2021
Mais artigos em Testes, Primeiro Contacto
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL