Notícias É assim que está o motor de um Toyota Prius depois de 500 mil quilómetros

Vídeo

É assim que está o motor de um Toyota Prius depois de 500 mil quilómetros

Pioneiro entre os modelos híbridos, o Toyota Prius tem fama de ser fiável. Mas como estará o seu motor depois de percorrer quase 500 mil quilómetros?

Toyota Prius motor

Há carros com muitos quilómetros e depois há aqueles que parecem “devorar” quilómetros. O Toyota Prius de que vos falamos hoje é um desses exemplos e nos seus 17 anos de vida acumulou umas impressionantes 310 mil milhas, cerca de 500 mil quilómetros.

Ora, o facto deste exemplar da segunda geração ter andado tanto criou uma oportunidade única que o canal de YouTube speedkar99 não deixou escapar: ver como fica o motor de um Prius depois de percorrer uma distância superior do que a que separa a Terra da Lua.

O motor em questão é o 1NZ-FXE, um 1.5 l de quatro cilindros que trabalha de acordo com o ciclo Atkinson e que em vez de procurar produzir números impressionantes se foca em apresentar a melhor eficiência possível.

A NÃO PERDER: Toyota Dyna nacional já percorreu 1 milhão de quilómetros

O resultado da análise

Alvo de uma manutenção cuidada (e atempada ao contrário deste motor), o 1NZ-FXE deste Prius até se apresenta em bom estado dada a elevada quilometragem com que já conta.

Como é óbvio há algumas marcas de desgaste entre as quais se destacam a descoloração do motor, a acumulação de carbono em várias peças e ainda algumas obstruções nos segmentos, o que levou a que a lubrificação nem sempre tenha sido a ideal.

Ainda assim, o pequeno tetracilíndrico do Toyota Prius ainda aparenta saúde, prometendo aguentar pelo menos mais umas centenas de milhares de quilómetros sem problemas de maior. Quanto às baterias usadas pelo sistema híbrido, a avaliação a essas terá ficado para outro dia, pois não lhes é feita qualquer referência ao longo do vídeo.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a segunda geração do Toyota Paseo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Ainda te lembras dos pequenos coupé dos anos 90?