Notícias Vision FK com mais de 680 cv revela futuro a hidrogénio na Hyundai

Estratégia

Vision FK com mais de 680 cv revela futuro a hidrogénio na Hyundai

A Hyundai detalhou os planos da ofensiva que pretende popularizar o hidrogénio até 2040 e que tem um desportivo com mais de 680 cv "à cabeça", o Vision FK.

hyundai vision fk

Depois de anunciar que a partir de 2035 só vai vender automóveis 100% elétricos na Europa, a Hyundai acaba de formalizar a vontade de popularizar o hidrogénio até 2040 e de iniciar a produção em massa de carros elétricos com célula de combustível, os chamados FCEV.

A Hyundai acredita que o preço de um FCEV se torne similar ao de um elétrico a bateria (BEV) até 2030 e quer liderar esta ofensiva — com base no hidrogénio — no segmento dos veículos ligeiros de passageiros com um novo desportivo híbrido, antecipado pelo Vision FK, o protótipo que ilustra este artigo.

Apresentado como um dos protagonistas desta estratégia de hidrogénio da marca sul-coreana, o Vision FK combina uma célula de combustível com um sistema motriz elétrico desenvolvido pela Rimac — empresa croata da qual o Hyundai Motor Group tem 12% das ações — que vai alimentar apenas o eixo traseiro.

A NÃO PERDER: IONIQ 5 Robotaxi. Carro autónomo da Hyundai ao serviço da Lyft em 2023
hyundai vision fk

A confirmar-se esta configuração num futuro automóvel de produção, será a primeira vez que haverá  esta solução híbrida é utilizada.

E para dar ainda mais “corpo” a esta proposta inédita, os números anunciados para este protótipo também são deveras interessantes: mais de 680 cv de potência, mais de 600 km de autonomia e um sprint dos 0 aos 100 km/h abaixo dos 4,0s.

Importa também recordar que a Hyundai já tinha sugerido que no futuro alguns modelos da divisão “N” iriam adotar sistemas com célula de combustível e este Vision FK acaba por ser mais um indício de que isso vai mesmo acontecer, muito provavelmente numa solução híbrida como aquela que está na base deste protótipo: célula de combustível e bateria.

hyundai hidrogénio
Desportivo já tinha sido antecipado por um teaser.

De acordo com Albert Biermann, o “patrão” da divisão “N” da Hyundai, o Vision FK é uma espécie de “laboratório rolante”, pelo que mesmo que este protótipo não venha a ter um modelo de produção equivalente, certamente irá emprestar muitas soluções e ideias a futuros modelos da fabricante sul-coreana.

LEIAM TAMBÉM: Hyundai reforça aposta no hidrogénio e investe na H2 MOBILITY

Contudo, a Hyundai não revelou qualquer estimativa para a produção do Vision FK, nem mesmo para a chegada desta solução híbrida a outros modelos da marca. Mas tendo em conta que recentemente um protótipo do IONIQ 5 N foi “apanhado” em testes, já correm rumores de que esta solução pode estar mais próxima da realidade do que se pensa.

HYUNDA NEXO PORTUGAL TESTE RAZAO AUTOMOVEL
Hyundai Nexo

Igualmente confirmado estão os planos para uma atualização muito significativa em 2023 do Nexo, que o Guilherme Costa até já teve oportunidade de conduzir. O Nexo conta com a tecnologia de célula de combustível de segunda geração da Hyundai, depois da primeira geração ter surgido em 2013, com o ix35.

A NÃO PERDER: Hyundai Kauai Electric bate mais um recorde: 790 km no “mundo real” sem carregar

Agora, segue-se a terceira evolução desta tecnologia, que chegará com dois níveis de potência: 100 kW (136 cv) e 200 kW (272 cv), sendo que o primeiro promete ser 30% mais pequeno do que o sistema atual da Hyundai e tem em vista uma utilização numa vasta gama de veículos, sendo que o mais potente terá uma aplicação exclusiva nos veículos comerciais.

Hyundai trailer drone

Na sequência disto, a Hyundai confirmou ainda que todos os seus veículos comerciais a partir de 2028 terão uma versão com célula de combustível, o que nem é assim tão surpreendente.

O “seu” XCIENT Fuel Cell já está a ser utilizado na Suíça (chega a outros países europeus em 2022) e foi o primeiro camião com célula de combustível do mundo a ser produzido em massa.

Hyundai Hidrogénio Wave

Mas a Hyundai já tem outros projetos na calha em vista à adoção do hidrogénio como principal fonte de energia do setor dos veículos comerciais. O protótipo Trailer Drone já antecipa essas intenções, uma vez que se trata de um sistema de transporte autónomo — movido a hidrogénio — com uma autonomia superior a 1000 km.

LEIAM TAMBÉM: IONIQ 5. O primeiro teste em vídeo ao novo elétrico da Hyundai

Até 2040, a Hyundai acredita que o hidrogénio não só será usado em soluções de mobilidade, mas também como fonte de energia para outras indústrias e setores.

Hyundai hydrogen wave
Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o primeiro Mazda RX-7?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Mazda RX-7 faz 40 anos e ainda ansiamos pelo seu regresso