Notícias Hyundai NEXO (hidrogénio) atinge as 1000 unidades vendidas na Europa

Fuel Cell

Hyundai NEXO (hidrogénio) atinge as 1000 unidades vendidas na Europa

O NEXO, o SUV elétrico a pilha de combustível de hidrogénio da Hyundai, tem superado as expectativas no mercado interno e alcançou um marco importante na Europa.

Hyundai NEXO

O NEXO, o automóvel elétrico movido a pilha de combustível a hidrogénio da Hyundai, acaba de ultrapassar a barreira das 1000 unidades vendidas na Europa desde o início da sua produção, em 2018.

Com uma autonomia de até 666 km (WLTP) e com um tempo de reabastecimento inferior a cinco minutos, o NEXO é o derradeiro exemplo do compromisso da Hyundai com o hidrogénio.

E para perceber o sucesso que este automóvel tem tido, nada melhor do que recuperar o vídeo onde o Guilherme Costa assumiu os “comandos” do NEXO e contou tudo o que há para saber sobre este SUV elétrico a pilha de combustível de hidrogénio. Podem vê-lo (ou revê-lo) abaixo:

A NÃO PERDER: Hyundai Nexo. Sucesso inesperado para o SUV a hidrogénio

Recorde-se que a marca sul-coreana formalizou recentemente a vontade de popularizar o hidrogénio até 2040 e de iniciar a produção em massa de carros elétricos com célula de combustível, os chamados FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle).

A Hyundai acredita que o preço de um FCEV se torne similar ao de um elétrico a bateria (BEV) até 2030 e quer liderar esta ofensiva — com base no hidrogénio — no segmento dos veículos ligeiros de passageiros com um novo desportivo híbrido, antecipado pelo Vision FK.

Além disso, a Hyundai já está atualmente a desenvolver o seu sistema Fuel Cell de terceira geração, que irá suceder ao sistema que encontramos no NEXO.

hyundai vision fk
Hyundai Vision FK

Mas enquanto isso não acontece, a aposta da Hyundai no hidrogénio está assente neste SUV — que sucedeu ao ix35 Fuel Cell, lançado em 2013 — e no XCIENT Fuel Cell, o primeiro camião com célula de combustível do mundo a ser produzido em massa e que já está a ser utilizado na Suíça (chega a outros mercados europeus em 2022).

LEIAM TAMBÉM: Além de automóveis, camiões e navios, a Hyundai também produz computadores

Em julho deste ano, a frota XCIENT Fuel Cell consistia em quase 50 camiões, sendo que os que se encontram em operação já percorreram, no total, mais de 1,5 milhões de quilómetros. Cada unidade está equipada com dois sistemas Fuel Cell de 90 kW e apresenta uma autonomia total superior a 500 km.

A somar a isto, a Hyundai confirmou que todos os seus veículos comerciais a partir de 2028 terão uma versão com célula de combustível, o que só representa mais um sinal do compromisso que a marca sul-coreana tem com este tipo de tecnologia.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Hyundai i20N?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Hyundai i20 N (204 cv). O novo rei dos pocket rocket?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Hyundai i20 N (204 cv). O novo rei dos pocket rocket?