Recharge No modo Recharge está a reduzir a sua pegada ecológica.

Obrigado por guardar energia para o que mais importa.

Uma iniciativa
x

Recharge

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Vídeos

Dacia Duster 2022. Em Portugal, qual é que DEVES ESCOLHER?

No novo vídeo da Razão Automóvel, o Guilherme foi até França para o primeiro contacto dinâmico com o renovado Dacia Duster.

Em França

Lançado em 2010 e com quase dois milhões de unidades vendidas, o Dacia Duster é um verdadeiro caso de sucesso, sobretudo na Europa, onde é líder de vendas na sua categoria desde 2019.

Mas porque em equipa que ganha também se mexe, a Dacia achou que esta era a altura certa para dar uma renovação de meia idade ao seu SUV, que se apresenta com várias novidades, a começar logo na imagem.

O Guilherme Costa foi conhecer a renovada segunda geração do Dacia Duster em primeira mão e já o conduziu, quer na versão com motor TCe 150 quer na variante Eco-G Bi-Fuel.

A NÃO PERDER: Dacia Jogger (vídeo). Estivemos com o crossover de 7 lugares mais barato do mercado

E tudo isto antes de o levar para os “maus caminhos”, onde comprovou tudo o que este SUV romeno tem para oferecer fora de estrada. E mostra tudo isto e muito mais no mais recente vídeo da Razão Automóvel no YouTube:

Imagem renovada

Esteticamente, a imagem do Dacia Duster evoluiu e foi ao encontro do que já conhecemos dos novos Sandero e Spring. Destacam-se os novos faróis dianteiros com a já tradicional assinatura luminosa em “Y, bem como a nova grelha cromada e os piscas em LED, uma estreia absoluta na marca.

dacia duster 2022

De perfil, saltam à vista as jantes de 15” ou 16”, sendo que na traseira é o novo spoiler (muito ligeiro…) e os novos farolins que mais se destacam.

Mais tecnologia…

Avançando para o interior, destaque para os novos materiais e para os novos revestimentos dos bancos, mas a grande novidade é mesmo o novo sistema de infoentretenimento, que assenta num ecrã de 8” que se apresenta em duas versões: Media Display e Media Nav. Em qualquer um dos casos os sistemas Apple CarPlay e Android Auto são sempre compatíveis.

dacia duster 2022 interior

E a mecânica?

No que à mecânica diz respeito, o renovado Duster continua a contar com uma motorização Diesel dCi 115 (a única que pode ser associada a um sistema de tração integral) e com três motores a gasolina (TCe 90, TCe 130 e TCe 150), sendo que esta última — que o Guilherme teve oportunidade de testar neste vídeo — passou a estar disponível com uma caixa automática de dupla embraiagem EDC de seis velocidades.

A estas ainda se soma a versão bifuel a gasolina e GPL, que viu capacidade do depósito de gás aumentar em 50%, subindo para os 49,8 litros.

dacia duster 2022

Primeiras impressões

7 / 10
O Dacia Duster é um excelente exercício de «conta, peso e medida». Nada do que oferece é supérfluo. Não é o melhor em nada, mas também não compromete. Nos últimos anos deixou de ser um produto «low cost», e passou a ser uma escolha moderada, para quem não pretende mais do que o estritamente necessário. Pode parece um exercicio aborrecido, mas graças ao visual e a todas as soluções apresentadas pela marca romena, a verdade é que o Duster tem conseguido convencer não só as carteiras, mas também os corações de muitos consumidores.

  • Custos de utilização da versão bifuel;

  • Preço;

  • Espaço;

  • Conforto;

  • Relação preço/qualidadee

  • Isolamento acústico é melhorável;

  • Dinâmica pouco entusiasmante;

  • Materias duros ao toque.

Data de comercialização: Setembro 2021


Sabe responder a esta?
Qual a potência do Dacia Spring?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

Dacia Spring em vídeo. Já conduzimos o elétrico mais barato em Portugal

Mais artigos em Testes, Primeiro Contacto