Notícias Radford Type 62-2. É assim que se faz um desportivo nostálgico com genes Lotus

Apresentação

Radford Type 62-2. É assim que se faz um desportivo nostálgico com genes Lotus

Renascida pelas "mãos" de nomes como Jenson Button e Ant Anstead, a Radford tem no Type 62-2 o primeiro resultado da colaboração com a Lotus Engineering.

Radford Type 62-2

Fundada em 1948 no Reino Unido como uma carroçadora (encerrou em 1977), a Radford volta à vida com este Type 62-2, uma homenagem ao Lotus Type 62 de competição.

O renascimento da Radford, agora sediada na Califórnia, acontece graças a uma equipa composta por nomes como Jenson Button e Ant Anstead (conhecido de programas de televisão como o “Wheeler Dealers” ou o “For the Love of Cars”).

A sua primeira criação será limitada a 62 unidades e, fruto de um acordo entre a Lotus Engineering e a Radford, recorre a hardware proveniente da marca fundada por Colin Chapman.

A NÃO PERDER: Porque é que tantos Lotus começam pela letra “E”?

O chassis em alumínio é da Lotus e o motor, um 3.5 V6 sobrealimentado por compressor da Toyota, é o mesmo que encontramos no novo Lotus Emira. No que à transmissão diz respeito, esta pode estar a cargo de uma caixa manual de seis relações ou automática de dupla embraiagem de sete velocidades.

Versões diferentes, números diferentes

Disponível em duas versões — “Classic” e “Gold Leaf” — em cada uma delas o Radford Type 62-2 apresenta-se também com dois níveis de potência distintos.

Na versão “Classic” o V6 debita cerca de 430 bhp (436 cv), o que conjugado com a sua baixa massa — a Radford anuncia menos de 1000 kg a seco — permite uma relação peso-potência comparável à de muitos superdesportivos contemporâneos.

Radford 62-2
O Radford Type 62-2 na versão “Gold Leaf” não esconde a inspiração na famosa decoração usada pelos carros de competição da Lotus.

Já na versão “Gold Leaf”, o carro vermelho e branco que podem ver nas imagens, graças ao recurso a novos pistões e bielas, assim como uma nova árvore de cames, complementadas por algumas “mexidas” na eletrónica, a potência do 3.5 V6 Supercharges sobe para um pouco mais de 500 cv, mas sem que isso signifique mais massa do que em relação ao “Classic”.

A denominação “Gold Leaf” é uma referência à decoração histórica dos Lotus do início dos anos 1970, replicada neste Type 62-2 e diretamente inspirada na usada pelo Lotus Type 62. Esta versão destaca-se ainda pela presença de dois spoilers “duck tail” (cauda de pato), uma referência direta ao Lotus Type 62 de competição.

Radford 62-2
Os dois spoilers “duck tail” (cauda de pato) são exclusivas da versão “Gold Leaf”.

No capítulo técnico o Type 62-2 “Gold Leaf” conta ainda com um sistema de ABS mais avançado, controlo de tração e, caso se opte pela caixa automática, pode ser equipado com um diferencial autoblocante. Já as ligações ao solo são asseguradas por jantes de 18” à frente e 19” atrás (17” e 18” no “Classic”).

Criar um carro que seja, simultaneamente, luxuoso, confortável e dinamicamente competente é um desafio difícil, mas o primeiro Radford da era moderna cumpre. O Type 62-2 está pensado para os condutores. Quando o vemos parece um carro de Le Mans dos anos 70.

Jenson Button
Radford 62-2

Comum a todos os Radford Type 62-2 são a suspensão com amortecedores ajustáveis e a possibilidade de serem equipados com um sistema hidráulico que eleva a dianteira. Este revela-se particularmente útil quando temos em conta que, segundo os seus criadores, o Type 62-2 pode ser usado como… carro do dia a dia!

LEIAM TAMBÉM: Lotus Omega (1990). A berlina que comia BMW’s ao pequeno-almoço

Para já a Radford ainda não revelou qual será o preço do Type 62-2, revelando apenas que a produção arrancará no final do ano de 2021 e que a entrega das primeiras unidades está prevista para o início de 2022.

Sabe esta resposta?
Como se chamava o primeiro Lotus concebido por Colin Chapman?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lotus Mark I. Onde está o primeiro Lotus construído pelo seu fundador?