Notícias Porque é que tantos Lotus começam pela letra “E”?

Arranque a Frio

Porque é que tantos Lotus começam pela letra “E”?

Elite, Elan, Europa, Eclat, Excel, Esprit, Elise, Exige, Evora e os novos Evija e Emira vão de encontro à tradição dos Lotus começarem pela letra "E".

Lotus Eleven

A forte tradição da Lotus em batizar os seus modelos com nomes a começar pela letra “E” (há exceções) começou no longínquo ano de 1956 e mantém-se até hoje.

Mas nem sempre foi assim. A marca fundada por Colin Chapman nasceu em 1948 e o seu primeiro modelo foi batizado de, simplesmente e logicamente, Mark I.

E os modelos seguintes seguiram esta lógica (Mark seguido de numeral romano) — Mark II, III, IV, etc — até que chegamos a 1956 quando a Lotus se preparava para lançar o Mark XI (11.º modelo).

VEJAM TAMBÉM: Os sons emitidos pelo Lotus Evija são inspirados no Type 49 de F1
Lotus Eleven

Porém, a imprensa especializada rapidamente começou a chamar o modelo de, simplesmente, Lotus XI (lotus eleven, em inglês) — não “enrolava” tanto a língua, aparentemente. Pragmático, Chapman foi rápido na decisão de eliminar a denominação “Mark” do seu modelo e esta nunca mais foi usada.

De fora também ficariam os algarismos romanos. Para evitar confusões entre os algarismos arábicos e romanos — “11” em arábico é visualmente idêntico a “II” em romano —, Chapman decidiu, ao invés, escrever por extenso o número que identificava o modelo: Eleven (onze em inglês).

O Lotus XI passava assim a Lotus Eleven iniciando, acidentalmente, uma tradição de (quase) todos os Lotus terem um nome a começar pela letra “E”.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Que carro a Lotus usou como protótipo para testar o efeito de solo que aplicaria nos seus monolugares de Fórmula 1?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Renault 4F. A carrinha que ajudou a revolucionar a Fórmula 1