Notícias Não parece, mas este Alfa Romeo 158 tem mais de Mazda MX-5 do que imaginam

Transformação

Não parece, mas este Alfa Romeo 158 tem mais de Mazda MX-5 do que imaginam

Já abriram as pré-reservas para este Tipo 184 que permite transformar (em parte) um Mazda MX-5 NB numa réplica do Alfa Romeo 158.

A atual geração do Mazda MX-5 (ND) até pode não ter resultado num modelo da Alfa Romeo como estava inicialmente planeado (tivemos antes o Fiat e Abarth 124). No entanto, isso não significa que não haja alguns MX-5 a “transformarem-se” em modelos da casa transalpina. Um bom exemplo disso é este kit Tipo 184.

Um kit que permite transformar um Mazda MX-5 NB (de segunda geração) numa réplica bastante fiel do Alfa Romeo 158, o primeiro a conquistar um título mundial de Fórmula 1, em 1950, com Giuseppe Farina aos seus comandos. Como se não bastasse, foi ainda um dos mais bem sucedidos carros de corrida de sempre, desde que chegou aos circuitos em 1938.

Limitado (para já) a apenas 10 unidades, este kit foi criado por Ant Anstead, que poderão conhecer de programas de televisão como o “Wheeler Dealers” ou o “For the Love of Cars”, e custa 7499 libras antes de impostos (cerca de 8360 euros).

VÊ TAMBÉM: Queres um carro de Fórmula 1 dos anos 1950? A Vanwall vai fazer seis
Tipo 184

kit de transformação

Porquê a designação Tipo 184? É uma alusão ao facto de o motor do Mazda MX-5 NB ter 1.8 l de capacidade e quatro cilindros. E é a mesma razão para a denominação do Alfa Romeo 158, ou seja, um 1,5 l com oito cilindros.

O kit que “transforma” o MX-5 num 158 inclui um chassis tubular, os painéis da carroçaria e até quatro saídas de escape funcionais (às quais se juntam outras quatro “falsas” para imitar o visual do Alfa Romeo 158 de oito cilindros). É ainda possível ver que foram criadas umas capas para fazer os discos de travão parecerem tambores..

Como dá para perceber, do Mazda MX-5 são aproveitados todos os componentes mecânicos possíveis para dar vida a esta réplica do Alfa Romeo 158.

Tendo em conta o resultado final muito convincente, será o Tipo 184 uma boa forma de dar uma nova vida a um MX-5 NB acidentado ou simplesmente para criar um carro diferente? Deixem a opinião nos comentários.

 

Sabe esta resposta?
Qual era a cilindrada do Mazda 323 GT-R?