Arranque a Frio
Lamborghini Countach, pela voz do seu criador, Marcello Gandini
A Lamborghini está prestes a revelar um novo Countach. É o momento de recordar o icónico original, com o seu criador, Marcello Gandini.
O Miura é considerado o primeiro supercarro, mas foi o Lamborghini Countach, revelado como protótipo em 1971, o supercarro que definiu o resto da “espécie” — é o verdadeiro arquétipo do supercarro contemporâneo.
A sua arquitetura (motor em posição central traseira longitudinal) ainda hoje é a mais usada em qualquer super ou hipercarro; as suas proporções são ainda o ponto de partida para qualquer novo supercarro da Lamborghini; e as espetaculares portas de abertura em tesoura, uma das imagens de marca da Lamborghini, foram introduzidas pelo Countach.
Também o seu desenho futurista é, talvez, a expressão mais pura da forma em cunha (pelo menos ao início) num carro de produção e não admira.
VEJAM TAMBÉM: Oficial. O Lamborghini Countach está de regresso
View this post on Instagram
O designer do Countach (e do Miura e do Diablo), Marcello Gandini, foi também um dos pioneiros a explorar esse novo caminho em design automóvel, com o Alfa Romeo Carabo em 1968 (o concept que mais influenciaria o Countach) e a “cunha das cunhas”, o fantástico Lancia Stratos Zero em 1970.
Nesta comemoração do 50.º aniversário do Lamborghini Countach (revelado como protótipo no Salão de Genebra de 1971), a marca italiana visitou Marcello Gandini para falar da sua criação mais icónica de todas — um vídeo a não perder.
Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.
Sabe responder a esta?
Qual destes Lamborghini sucedeu ao Countach?
Em cheio!!
Vá para a próxima perguntaou leia o artigo sobre este tema:
Lamborghini Diablo: um “puro sangue” dos anos 90Mais artigos em Notícias
©2022 RAZÃO AUTOMÓVEL