Notícias Volvo Car Group e Northvolt unem-se para desenvolver e produzir baterias

Indústria

Volvo Car Group e Northvolt unem-se para desenvolver e produzir baterias

Apostada na eletrificação, o Volvo Car Group associou-se à sua compatriota, a empresa Northvolt, para desenvolver e produzir baterias mais sustentáveis.

O Volvo Car Group “prometeu” abandonar os motores de combustão até 2030 e para o fazer continua a dar passos concretos para eletrificar a sua gama. Um deles é precisamente a parceria com a empresa sueca de baterias Northvolt.

Ainda sujeita a uma negociação final e a um acordo entre as partes (incluindo a aprovação do conselho de administração), esta parceria terá como objetivo o desenvolvimento e produção de baterias mais sustentáveis que irão depois equipar não só os modelos da Volvo como da Polestar.

Apesar de ainda não estar “fechada”, esta parceria permitirá ao Volvo Car Group “atacar” uma parte considerável do ciclo de emissões de carbono associado a cada automóvel elétrico: a produção de baterias. Tal deve-se ao facto de a Northvolt ser não só uma empresa líder na produção de baterias sustentáveis como por produzir as baterias perto das fábricas do Volvo Car Group na Europa.

LEIAM TAMBÉM: Aira de Mello, Volvo Portugal: sem infraestrutura, elétricos são “apenas para alguns”
Volvo Car Group
Caso a parceria com a Northvolt se torne numa realidade a eletrificação do Volvo Car Group vai andar de “mãos dadas” com a empresa sueca.

A parceria

Caso se confirme a parceria, o primeiro passo do trabalho conjunto entre o Volvo Car Group e a Northvolt será a construção de um centro de pesquisa e desenvolvimento na Suécia, com
início das operações previsto para 2022.

A joint-venture deverá ainda dar origem a uma nova gigafactory na Europa, com uma capacidade potencial anual de até 50 gigawatt hora (GWh) e alimentada por energia 100% renovável. Com início de atividade previsto para 2026, esta deverá empregar cerca de 3000 pessoas.

Por fim, esta parceria não só permitirá ao Volvo Car Group obter, a partir de 2024, 15 GWh de células de bateria anualmente através da fábrica da Northvolt Ett como deverá ainda garantir que a Northvolt responda às necessidades europeias da Volvo Cars no âmbito do seu plano de eletrificação.

Volvo Car Group e Northvolt

Se bem se recordam, a meta passa por garantir que já em 2025 os modelos 100% eletricos correspondam já a 50% do total das vendas. Já em 2030 a Volvo Cars passará a comercializar somente modelos elétricos.

LEIAM TAMBÉM: Volvo. “Precisamos de mais SUV e menos carrinhas e sedãs”

Um acordo com futuro

Acerca desta parceria, Håkan Samuelsson, Diretor Executivo do Volvo Car Group, afirmou: “Ao trabalharmos com a Northvolt iremos assegurar um fornecimento de células de baterias de
qualidade e mais sustentáveis, suportando assim a nossa empresa totalmente eletrificada”.

Já Peter Carlsson, cofundador e diretor executivo da Northvolt, reforçou: “A Volvo Cars e a Polestar são empresas líderes na transição para a eletrificação e os parceiros perfeitos
para os desafios que temos à nossa frente onde pretendemos desenvolver e produzir as células de baterias mais sustentáveis do mundo. Estamos muito orgulhosos por sermos o parceiro exclusivo para ambas as empresas na Europa”.

Finalmente Henrik Green, diretor de tecnologia da Volvo Cars, optou por relembrar que “O desenvolvimento interno da próxima geração de baterias, em conjunto com a Northvolt, irá permitir-
nos um desenho específico para os condutores Volvo e Polestar. Deste modo, poderemos focar-nos em oferecer aos nossos clientes o que eles desejam, em termos de autonomia e tempos de carregamento”.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Volvo 480?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Lembras-te do Volvo 440? Comemora 30 anos de existência!