Notícias Volvo já tem fábrica na Suécia neutra em carbono

Ambiente

Volvo já tem fábrica na Suécia neutra em carbono

Volvo tem como objetivo tornar-se numa empresa ambientalmente neutra em 2040 e acaba de dar mais um passo importante nesse sentido.

Volvo_Cars_Torslanda

A Volvo acaba de dar mais um passo importante rumo à produção automóvel ambientalmente neutra, uma vez que a sua fábrica de Torslanda (Suécia), acaba de atingir um impacto ambiental neutro.

Apesar de esta ser a primeira fábrica automóvel neutra da Volvo, é a segunda unidade de produção da fabricante sueca a atingir este estatuto, juntando-se assim à fábrica de motores em Skövde, também na Suécia.

Para atingir esta neutralidade, a utilização de um novo sistema de aquecimento e o recurso à eletricidade foram fundamentais.

A NÃO PERDER: Volvo Cars anuncia fim dos motores de combustão. Até 2030 será tudo 100% elétrico
Volvo_Cars_Torslanda

De acordo com a fabricante do norte da Europa, esta fábrica “tem vindo a ser alimentada por fontes de eletricidade neutra desde 2008 e agora tem também um sistema de aquecimento neutro”, uma vez que metade da sua origem “provém de biogás, enquanto a outra metade é alimentada através do sistema de aquecimento municipal obtido através de calor industrial desperdiçado”.

Além de atingir a neutralidade em termos ambientais, esta fábrica também procura reduzir constantemente a quantidade de energia que utiliza. As melhorias introduzidas em 2020 resultaram numa poupança anual de energia de quase 7000 MWh, um montante que equivale à energia anual utilizada por 450 habitações familiares.

Nos próximos anos o objetivo é reduzir ainda mais a quantidade de energia utilizada, sendo que para isso serão revistos os sistemas de iluminação e de aquecimento, o que pode resultar numa poupança adicional de cerca de 20 000 MWh até 2023.

LEIAM TAMBÉM: Esta Volvo V70 está à venda por… 20 milhões de dólares. Está tudo doido?
Volvo_Cars_Torslanda

Estas poupanças de energia fazem parte de uma ambição ainda maior da empresa, que pretende reduzir o uso de energia por viatura produzida em 30% em 2025. E é precisamente neste ano que está definido outro grande objetivo da Volvo: tornar a sua rede de produção mundial ambientalmente neutra.

Pretendemos ter a nossa rede produtiva mundial totalmente neutra em 2025 e hoje damos um sinal de que estamos determinados em consegui-lo e que estamos a trabalhar para reduzir o nosso impacto no meio ambiente.

Diretor das operações industriais e de qualidade da Volvo Cars

Recorde-se que a marca sueca já anunciou que quer tornar-se numa empresa ambientalmente neutra em 2040.

Sabe esta resposta?
A Volvo 850 T-5R foi desenvolvida com a ajuda de que marca alemã?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Volvo 850 T-5R